Dia do Campo: conheça as iniciativas da Prefeitura de Macapá que beneficiam trabalhadores rurais

Projetos do Município buscam fomentar e desenvolver atividades econômicas em toda a capital.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Agricultura

Dia do Campo é celebrado em 10 de maio | Foto: Arquivo/PMM

Nesta terça-feira, 10 de maio, é celebrado o Dia do Campo no Brasil, com o objetivo de homenagear os trabalhadores e também conscientizar sobre a importância das atividades econômicas desenvolvidas na área rural. Nesse sentido, a Prefeitura de Macapá tem atuado para fomentar esse setor de forma gradual. Confira os projetos:

Feira Agricultura e Arte
É uma feira itinerante realizada no primeiro sábado de cada mês e que oportuniza o crescimento econômico de 40 agricultores e empreendedores da economia criativa a cada edição. Durante o evento, os profissionais podem comercializar seus produtos com o apoio logístico do Município e ainda obter mais lucro através do maior alcance de público.

Feirão do Povo
A extensa programação que reúne agricultores, artesãos e produtores de diversos setores da capital já teve duas edições realizadas pela Prefeitura de Macapá: em 19 de março e 1º de maio deste ano. A iniciativa busca incentivar a população a aumentar o consumo de produtos dos empreendedores locais. Os dois eventos já movimentaram mais de R$ 72 mil para esses profissionais.

Nossa Terra, Nossa Gente
Visando a mecanização da agricultura familiar, foram doados sete tratores e sete grades aradoras de solo para as comunidades dos distritos de Tracajatuba, Maruanum, Santo Antônio da Pedreira, Santa Luzia e São Joaquim do Pacuí, além dos bairros Coração e Fazendinha. O objetivo dessa iniciativa é aumentar e dar mais agilidade à produção agrícola.

Mais Açaí Macapá
O projeto busca fomentar a cadeia produtiva do açaí em locais de terra firme e de várzea, através do aumento na quantidade e variedade do fruto em Macapá. Para isso, a Prefeitura de Macapá realiza doações de mudas de açaí para produtores da capital e distritos, realizando ainda o acompanhamento técnico para o desenvolvimento do setor. Em abril, 30 extrativistas da comunidade Lontra da Pedreira receberam 600 mudas.

Proaves
A iniciativa realiza a capacitação para a produção de ovos e criação de aves na Escola Família Agrícola do Pacuí, com o objetivo de desenvolver a avicultura em Macapá e fornecer alimentos para a merenda das escolas da rede municipal de ensino. Até o momento, cerca de 50 famílias já foram beneficiadas com o projeto e a estimativa é produzir 135 mil ovos por ano.

Identidade do Agricultor
Equipes da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) realizam de forma contínua, a coleta de dados de produtores de comunidades e distritos de Macapá, com o objetivo de atender as demandas do setor e criar melhores estratégias para o escoamento da produção agrícola.