‘A gente precisava desse incentivo’, diz extrativista sobre doação de 600 mudas de açaí pela Prefeitura de Macapá

Iniciativa foi realizada neste sábado (23) no distrito de Santo Antônio da Pedreira.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Agricultura

Iracema Pinheiro, extrativista de 42 anos, recebe mudas de açaí | Foto: Rogério Lameira/PMM

Cerca de 30 extrativistas do Distrito de Santo Antônio da Pedreira receberam 600 mudas de açaí da Prefeitura de Macapá na manhã deste sábado (23). A doação foi realizada através do projeto “Mais Açaí Macapá”, que busca fomentar a cadeia produtiva do fruto em comunidades e distritos da capital.

Uma das produtoras locais beneficiadas foi a extrativista Iracema Pinheiro, de 42 anos. Ela conta que essa doação vai aumentar sua produção e renda durante esta safra de açaí.

“A gente precisava desse incentivo de cultivar o açaí. Eu já tinha o terreno, mas não tinha o apoio. Com essas mudas a gente vai poder dar continuidade no nosso plantio”, diz.

Segundo o gestor da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), Raimundo Azevedo, essa doação marca o início de uma série de atividades do projeto, que também serão levadas para outras regiões da capital, impulsionando o desenvolvimento econômico dos seus moradores e beneficiando os consumidores do fruto.

“O objetivo desse projeto é que a gente produza mais açaí e busque uma identidade forte, gerando trabalho e renda para todas essas pessoas, impulsionando a agricultura familiar. Viremos mensalmente acompanhar esses extrativistas e também faremos um mutirão para o manejo dos açaizais”, explica.

As mudas de açaí foram entregues diretamente aos produtores cadastrados anteriormente durante visita técnica da Semag e da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa). A iniciativa também teve a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que cultivou as plantas no Horto de Macapá.

Para Moacir José Santana Alves, 66 anos, agricultor e extrativista desde 1984, a doação e o acompanhamento que será realizado, são incentivos para o trabalho dos ribeirinhos da região. Segundo ele, a comunidade precisava desse apoio para se desenvolver no setor.

“Temos um porto que atende oito comunidades ribeirinhas que desembarcam essa produção toda aqui pelo Lontra da Pedreira. Então, essas mudas que estão sendo entregues hoje é o início de um avanço nesse grande potencial econômico da Amazônia, que é o açaí”, diz.

Durante a ocasião, a equipe técnica da Semag também realizou um cadastramento dos produtores, que agora poderão ser incluídos em outros projetos da pasta como a Feira Agricultura e Arte, Peixe na Mesa e Feirão do Povo.

Projeto
O projeto surgiu a partir da criação do Comitê da Cadeia Produtiva do Açaí, tendo como objetivo fortificar a cultura produtiva da palmeira em regiões de várzea e terra firme. Além disso, a proposta também busca diversificar a oferta do produto para evitar aumentos significativos no preço levado ao consumidor final.