Proaves leva conhecimento técnico de avicultura às famílias dos distritos de Macapá

Os produtores recebem orientação para construção de uma estrutura adequada e fornecimento de alimentação e vacinas para os animais.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Galpão adequado, alimentação e água são essenciais para o desenvolvimento do animal | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

O Proaves tem como objetivo fomentar a avicultura no município. Para alcançar esse propósito, a equipe técnica da Escola Família Agrícola do Pacuí realiza consultorias nos distritos de Macapá. Até o momento, mais de 50 famílias já foram atendidas com o projeto.

“As famílias são selecionadas pelos agentes distritais que avaliam a necessidade de cada região. Em seguida, nossa equipe técnica vai até a localidade orientar sobre as instalações e o manejo adequado na criação de aves”, explica a coordenadora do Proaves Macapá, Bianca Rigamonti.

A equipe já visitou propriedades nos distritos de São Joaquim do Pacuí, Santa Luzia do Pacuí, Tracajatuba, região da Pedreira, Maruanum, além dos bairros da Fazendinha e Coração. Durante a visita, é explicado o cuidado e atenção no manejo dos animais, como o galpão adequado, limpeza do espaço e dos bebedouros, fornecimento de ração e vitaminas corretas, pesagem dos pintos e aplicação de vacinas para prevenção de doenças.

Para os produtores que trabalham com galinhas para produção de ovos é repassado o processo de debicagem e a sua importância para evitar o comportamento agressivo entre as aves e, consequentemente, a quebra dos ovos.

“O Proaves, além de proporcionar alimentação para as escolas do município, também está incentivando os pequenos produtores a serem empreendedores. Um projeto inovador no município que contempla a todos”, ressalta o secretário de Agricultura, Raimundo Azevedo.

Proaves
Desde 2021, a Escola Família Agrícola do Pacuí vem desenvolvendo o Proaves, um projeto de criação de aves. A iniciativa viabiliza o fornecimento de carne de frangos e ovos para a alimentação de crianças das escolas municipais. O projeto também proporciona aos alunos da Escola Família Agrícola o aprendizado prático na produção de aves.

As secretarias de Agricultura (Semag) e de Mobilização e Participação Popular (Semmopp) são as responsáveis pela gerência do Proaves.

Saiba mais:
Proaves incentiva produção de avicultura na região do Pacuí
Prefeitura de Macapá investe na formação de técnicos agropecuários na região do Pacuí
Proaves: programa possibilita formação de alunos na produção de aves
Proaves: conheça a rotina de cuidado com os animais na Escola Família Agrícola do Pacuí
Proaves estima produzir 135 mil ovos por ano para alimentação escolar em Macapá