Esta quinta-feira, 28 de julho, é marcada pelo Dia do Agricultor, profissional responsável por produzir bens essenciais para o sustento do país. Com o objetivo de fomentar a cadeia produtiva do setor, principalmente do setor primário, a Prefeitura de Macapá já realizou o cadastro de 784 produtores, desde 2021, para participação em projetos do Município.
O serviço é realizado no prédio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) e também em ações nos distritos da capital, como parte do projeto “A Identidade Rural do Agricultor Familiar”, que coleta informações para atender a demandas de produção e escoamento.
Todos os inscritos podem ser beneficiados com projetos como Nossa Terra, Nossa Gente, Mais Açaí Macapá, Feira Agricultura e Arte e Proaves.
“Temos avançando muito na agricultura familiar desde o ano passado. Todos os projetos estão de certa forma interligados e isso é muito bom para os profissionais que atuam no setor e para a movimentação econômica dentro de Macapá”, observa o secretário municipal de Agricultura, Raimundo Costa.
Dentre os beneficiados, estão produtores dos quilombos do Curiaú, Conceição do Macacoari e Mel da Pedreira; do Assentamento Raimundo Osmar Ribeiro, das vilas do Trem e Valdemar, além das comunidades Carmo do Maruanum, São Benedito do Pacuí, São Joaquim do Pacuí e Santa Luzia do Pacuí, Santo Antônio da Pedreira, Lontra da Pedreira, Torrão do Matapi, Limão do Curuá, Rio Gurijuba, Vila Progresso, Igarapé Arraiol e Igarapé Buritizal, dentre outras.
Serviço
O cadastro de agricultores é realizado no prédio da secretaria, localizada na Rua Manoel Eudoxio Pereira, nº 2438, bairro Trem, que funciona de 8h às 14h. Para se cadastrar, os interessados devem apresentar documento de identidade pessoal e alguma comprovação da atividade econômica (fotos ou vídeos).