Semag prepara manejo de açaizais em comunidade do arquipélago do Bailique, em Macapá

Visita técnica irá definir locais que receberão o serviço.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Agricultura

Comunidade do Bailique receberá manejo de açaizais, realizado pela Prefeitura de Macapá | Foto: Semag/PMM

A Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) inicia nesta quinta-feira (20) até domingo (23), uma visita técnica para viabilizar o manejo de açaizais na comunidade Igarapé do Meio, localizada no arquipélago do Bailique. O serviço faz parte do projeto “Mais Açaí Macapá”, que visa aumentar a produção do fruto na capital.

Durante os três dias, os servidores visitarão as propriedades dos agricultores interessados na iniciativa para verificar as condições das áreas e organizar o manejo, previsto para o mês de novembro deste ano. As informações irão servir como base para a solicitação de uma licença ambiental, emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Ordenamento Urbano (Semam).

Durante a visita, a Semag também doará 500 mudas de açaí para os moradores de Igarapé do Meio.

“Esse trabalho prévio serve para que a gente se organize para a realização do manejo de açaizais. Nossa equipe irá avaliar todos os locais, identificando de que forma nós iremos trabalhar. O distrito do Bailique já tem essa cultura de produção do açaí e nosso objetivo é melhorar a qualidade dessa atividade com novas espécies e técnicas”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Raimundo Costa.

Essa será a segunda localidade de Macapá a receber a iniciativa. Em agosto, o mesmo trabalho foi realizado em uma área de 1.000m² na comunidade Lontra da Pedreira, no distrito de Santo Antônio da Pedreira.

Mais Açaí Macapá
Criado no início deste ano, o projeto é formado por ações de incentivo à cadeia produtiva do fruto na capital. Em abril, 30 extrativistas de Lontra da Pedreira e de localidades vizinhas receberam 600 mudas de açaí da Prefeitura de Macapá.

Além disso, o projeto também já beneficiou as comunidades Buritizal, Limão do Curuá e Vila Progresso, no Bailique, que juntas já receberam 2.600 mudas de de açaí. A expectativa é de que até 2024, sejam doadas cerca de 50 mil palmeiras, além do manejo em 20 açaizais.