Prefeitura de Macapá realiza manejo de açaizais no Lontra da Pedreira

Comunidade será a primeira a receber o serviço de fomento à cadeia produtiva.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Agricultura

Serviço tem como objetivo aumentar a produção de açaí na capital | Foto: Rogério Lameira/PMM

Nos dias 26 e 27 de agosto, a Prefeitura de Macapá realiza o manejo de açaizais em uma área de 1.000m² na comunidade Lontra da Pedreira, localizada no distrito de Santo Antônio da Pedreira.

A localidade é a primeira a receber o serviço, que faz parte do projeto “Mais Açaí Macapá” e visa aumentar a produção do fruto dentro de áreas ribeirinhas da capital, além de orientar agricultores sobre formas de cultivo e manejo.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura (Semag), Raimundo Costa, a iniciativa é uma política pública que busca o desenvolvimento social, econômico, político, financeiro e a segurança alimentar da sociedade, por meio de ações em toda a capital.

“Nesses dois dias, atuaremos em sete etapas para o manejo e cultivo de açaizais, com variedades que comprovadamente são produtivas nas áreas de várzea e terra firme. É mais um passo que damos nesse importante projeto para o açaí nos nossos distritos”, afirma.

Em abril deste ano, 30 extrativistas de Lontra da Pedreira e de localidades vizinhas receberam 600 mudas de açaí da Prefeitura de Macapá. O projeto também já alcançou as comunidades Limão do Curuá e Vila Progresso, no arquipélago do Bailique, com doação de 1,2 mil mudas no mês de julho e outras 600 em maio.