Prefeitura de Macapá doa 1,2 mil mudas de açaí e cupuaçu para moradores da comunidade Vila Progresso, no Bailique

Entrega tem o objetivo de incentivar a produção agrícola familiar para movimentação da economia local.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Agricultura

Mudas de açaí serão doadas a moradores do Bailique | Foto: Joyce Batista/PMM

A Prefeitura de Macapá irá doar 1,2 mil mudas de açaí e cupuaçu para moradores e produtores da comunidade Vila Progresso, no distrito do Bailique. A entrega acontece neste domingo (31), durante a programação do Macapá Verão na localidade.

A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) para continuidade do projeto “Mais Açaí Macapá”, que consiste em ações de fomento à cadeia produtiva do fruto. As unidades integram o lote de 5 mil mudas repassadas ao Município pela empresa Jari Celulose no início deste mês. Já as espécies arbóreas de cupuaçu foram produzidas por uma equipe da secretaria.

O objetivo é incentivar a produção agrícola familiar e movimentação econômica na região, dando suporte técnico necessário para as pessoas interessadas em ingressar no setor.

Em maio deste ano, o arquipélago do Bailique também foi beneficiado com a iniciativa durante uma agenda da pasta na comunidade Limão do Curuá. Na ocasião, foram distribuídas 600 mudas de açaí para crescimento da produção do fruto. Outras 600 unidades foram entregues no Lontra da Pedreira, no mês de abril.

“Nossas viagens ao Bailique estão se tornando frequentes justamente para que o apoio ao agricultor familiar seja contínuo tanto na cidade quando no interior. Em breve, haverá maior variedade de açaí na mesa dos amapaenses e por esse mesmo motivo o preço também se tornará mais acessível. Então, são vários benefícios do início ao fim desta cadeia produtiva”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Raimundo Costa.

De acordo com a Semag, a expectativa é distribuir até o fim do ano, 10 mil mudas de açaí em bairros e distritos de Macapá.