Inscrições abertas para mesa de debate sobre o combate à violência de gênero dentro do ambiente escolar

Evento ocorrerá no dia 6 de dezembro e é direcionado a gestores escolares, pedagogos, professores e universitários da área de pedagogia e licenciatura.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Estão abertas as inscrições para o evento ‘Desconstruir para combater: a violência de gênero e o papel da escola’, uma mesa de debates elaborada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM), do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento acontecerá na segunda-feira (6), de 8h às 12h, no auditório Macapá do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), localizado na avenida Ernestino Borges, 740, bairro Julião Ramos.

O encontro reunirá autoridades da Educação e da defesa das mulheres e meninas. O município de Macapá será representado pelo secretário municipal de Educação, Edielson Silva. Os gestores das escolas municipais, bem como seus pedagogos e professores estão sendo orientados pela Semed para participarem do encontro. Universitários da área de pedagogia e licenciatura também podem participar. As vagas são limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta sexta-feira (3), através do link: https://bit.ly/3p2AFai

O objetivo da mesa de debates é ratificar a importância da educação para a prevenção e o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas. O evento faz parte da programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

A Prefeitura de Macapá tem trabalhado desde o começo deste ano para levar debates como esse para dentro das escolas. Recentemente a Semed compôs um grupo de trabalho para elaboração do Plano Municipal de Direitos Humanos (PMEDH)A versão preliminar do plano foi aberta ao público para o processo de consulta pública, encerrado nesta última terça-feira, 30 de novembro.

“A participação dos servidores das escolas é muito importante, principalmente neste momento em que estamos prestes a enviar ao Conselho Municipal de Educação o plano em sua versão final, como uma proposta importante que insere dentro das salas de aulas estas questões de defesa das mulheres, entre outras pautas”, explicou Edielson Silva.

A programação terá certificação com carga horária de 4 horas e os certificados serão disponibilizados em até 30 dias após o evento, através da plataforma de inscrição.

Confira a programação
8h – Abertura da mesa de debates

9h – Composição da mesa com:

Edielson Silva – Mestre em estudos de fronteiras e secretário municipal de Educação;

Renata Apóstolo – pedagoga especialista em tecnologia da Educação e secretária de Políticas para as Mulheres;

Antônio Carlos Sardinha – professor Dr. da Universidade Federal do Amapá (Unifap), coordenador do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas;

Débora Martins – pedagoga atuante na área ribeirinha do município de Itaubal;

Tião Simpatia – membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, idealizador do projeto ‘Mulher de Lei’ e ativista social em defesa da mulher.

10h – Apresentação teatral

10h30 – Momento de perguntas do público para a mesa

11h30 – Considerações finais da mesa

12h – Lanche

16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres
Iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, é uma campanha anual e internacional que, no Brasil, abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para o engajamento na prevenção e eliminação da violência contra as mulheres e meninas.