Semed compõe equipe de elaboração dos Planos Estadual e Municipal de Educação em Direitos Humanos

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participa do grupo de trabalho que elabora os planos Estadual e Municipal de Educação em Direitos Humanos, que visam nortear as políticas educacionais implementadas no âmbito do município de Macapá e em todo o estado.

A elaboração dos documentos iniciará com a formação on-line para membros do grupo e interessados pelo tema, nos dias 23, 27 e 30 de abril. A programação será transmitida ao vivo pelo canal no YouTube da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH).

Também participam do grupo, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) e representantes da ReBEDH no Amapá. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link https://forms.gle/9N1VFChSmmZe4BhM8.

O subsecretário de gestão educacional da Semed, Ebrely Andrade, ressalta que a implementação da Educação em Direitos Humanos em Macapá é um compromisso da gestão.

“Isso representa o desafio de pensar e articular permanentemente o campo da Educação em Direitos Humanos, pois é preciso construir, de maneira integrada e participativa, um documento que fortaleça ações que visem o pleno desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais”, ressalta o subsecretário.

O chefe da Divisão da Diversidade da Semed, professor Dr. Bruno Marcelo, representante do município no grupo de trabalho, demonstra entusiasmo com o projeto.

“A construção do plano Municipal de Educação em Direitos Humanos é um marco para a implementação de políticas públicas em educação que levam em consideração o direito das minorias sociais encontradas em nossa sociedade”, afirma o professor.

Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos

A Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) articula pesquisadores, ativistas e educadores, vinculados a universidades, centros de pesquisa, organizações e movimentos sociais de todo o país.

A rede foi reativada durante Encontro Nacional de Educação em Direitos Humanos, realizado em dezembro de 2020. A partir disso, os estados passaram a contar com coordenações locais, formadas para mobilizar e apoiar redes estaduais de educação em direitos humanos. No Amapá, a coordenação estadual da ReBEDH é composta por pesquisadores da Unifap.

Confira a programação completa da formação:

Dia: 23/04
Tema: Introdução e fundamentos da Educação em Direitos Humanos
Palestrantes: Clodoaldo Meneguello, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Helena Simões da Unifap.
Horário: às 14h
Acesso: YouTube https://www.youtube.com/channel/UCO-tkb_Vwd_SyzxGvhX-Vwg

Dia: 27/04
Tema: Fundamentos e histórico da Política de Educação em Direitos Humanos
Palestrantes: Aida Monteiro Silva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Helena Simões da Unifap.
Horário: às 14h
Acesso: YouTube https://www.youtube.com/channel/UCO-tkb_Vwd_SyzxGvhX-Vwg

Dia: 30/04
Tema: Metodologia de elaboração de Plano Estadual e Municipal de Educação em Direitos Humanos.
Palestrante: Antônio Sardinha, professor e pesquisador da Unifap.
Horário: às 14h
Acesso: YouTube https://www.youtube.com/channel/UCO-tkb_Vwd_SyzxGvhX-Vwg

Lázaro Gaya

Secretaria Municipal de Educação