“Tudo fica lindo quando os verdinhos passam por aqui”, diz moradora do Açucena 

Com apoio do 'Descarta Treco', os serviços iniciaram neste sábado (19), com retirada de entulhos e lixeiras irregulares.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Equipe de limpeza no Residencial Jardim Açucena I Foto: Rogério Lameira/PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, deu início a mais uma etapa do projeto Mutirão de Limpeza nos conjuntos habitacionais de Macapá. Neste sábado (19), os serviços começaram pelo Residencial Jardim Açucena, localizado no bairro Buritizal. 

Além de deixar a cidade mais limpa e organizada, a equipe de limpeza dos verdinhos já conquistou a população, como afirma a dona Maria Elda, de 66 anos, moradora do residencial. “Tudo fica lindo quando os verdinhos passam por aqui. É uma alegria quando chegam para fazer a limpeza. Aqui nós fazemos a nossa parte em manter o local limpo, seria importante que todos os moradores colaborassem também. A limpeza deixa o ambiente bonito e agradável, até as plantas ‘agradecem’,” enalteceu a moradora.

O mutirão conta com dez equipes integradas por 100 agentes, atuando em 8 frentes de trabalho, com capina mecanizada e manual, varrição, retirada de entulho e lixeira viciada. Conta também com o apoio do ‘Descarta Treco’ – projeto que ajuda na remoção de materiais que precisam do descarte adequado, afim de evitar acúmulo de lixo.

O coordenador geral do ‘Descarta Treco’ da Zeladoria Urbana, Lucas Nery, informou que mais 4 caminhões caçambas, 2 retroescavadeiras, 1 pá carregadeira e 18 roçadeiras foram utilizados para ajudar na ação.

“A prefeitura está trabalhando de forma intensa para que a cidade fique limpa. Nós, inclusive, pedimos que os moradores nos ajudem, evitando jogar lixo e entulho em vias públicas”, ressaltou o coordenador.  

A iniciativa também é uma estratégia para diminuir os impactos ambientais, sensibilizar os moradores do local sobre o perigo do acúmulo de lixo, principalmente, com a chegada do período invernoso, e assim evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.