As obras de construção e reforma executadas pela Prefeitura de Macapá nas escolas municipais incluem jardins e projetos de paisagismo, com espécies de plantas e flores que deixam os espaços coloridos e visualmente mais agradáveis. Além de embelezar as unidades educacionais, o serviço ainda incentiva a preservação ambiental.
O serviço é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam). Os projetos contam com a construção de jardins terrestres e suspensos, utilizando materiais como britas e pneus reciclados. O trabalho ainda consiste na organização em fileiras ou em formatos harmônicos de figuras como flores.
Esses projetos de paisagismo já beneficiaram as escolas municipais Ana Cristina Ramos Brito, Caetano Tomaz e Wilson Malcher, que receberam novos espaços verdes. Além disso, a creche Tio Soró, inaugurada em abril deste ano para atender 220 crianças, também recebeu um jardim dentro do ambiente escolar.
Na Clínica-Escola Coração Azul, voltada ao atendimento especializado e gratuito de pessoas com autismo, ganhou um jardim sensorial com diferentes texturas para estimular os sentidos das crianças atendidas, contribuindo para o desenvolvimento das crianças assistidas no local.
“As unidades escolares são uma de nossas frentes de trabalho. Tentamos mostrar, através do paisagismo, que é possível ter esse cuidado ambiental em todos os lugares. Nossas equipes também estão diariamente tendo esse zelo com os jardins que criamos nas ruas, canteiros e pontos turísticos de Macapá”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira”.