Prefeitura de Macapá inaugura creche Tio Soró no bairro Fazendinha; confira edital de acesso às vagas

Unidade irá atender 220 crianças de 1 a 3 anos e 11 meses.

Por Lázaro Gaya - Secretária Municipal de Educação

Creche Tio Soró atenderá crianças de 1 a 3 anos e 11 meses | Foto: Rogério Lameira/PMM

Os moradores do bairro Fazendinha e arredores passam a contar com um novo espaço para a educação infantil. Nesta sexta-feira (29), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, inaugurou a Creche Tio Soró, que irá atender 220 crianças de 1 a 3 anos e 11 meses. Além da comunidade local, a cerimônia de inauguração contou com a presença da família da pessoa que dá nome ao prédio.

Construída com recursos do Tesouro Municipal e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a obra teve um investimento de R$ 3 milhões. Com este novo espaço, a rede municipal de ensino passa a ofertar mais de 2 mil vagas em creches em Macapá, algo inédito no sistema público da capital.

A estrutura já está equipada e contempla blocos para o setor administrativo e de serviços, além de vestuários, copa, área de serviço, fraldário e refeitório, entre outros espaços. Em seu discurso, o prefeito afirmou que as obras para a educação são compromissos firmados com a população.

“Essa é a nona creche de Macapá. A filosofia de trabalho que adotamos em nossa gestão é a da urgência e da entrega. A comunidade necessitava dessa creche e agora pode usufruir dela”, diz Dr. Furlan.


O secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, falou sobre a importância da inauguração para a educação como um todo. “Hoje no município de Macapá, nós temos uma gestão que nos permite sonhar e realiza os nossos sonhos. A Creche Tio Soró é uma realidade graças a esse comprometimento. E continuaremos firmes trabalhando e sonhando ainda mais alto, pois a educação em nossa capital pode avançar ainda mais”, afirma.

A família de Tio Soró indicou a pedagoga Sonia Malheiros para nortear os primeiros passos da creche como diretora. “É com muita honra que eu agradeço pela indicação, e pelo meu nome passar pela gestão do nosso prefeito Dr. Furlan, como primeira diretora da instituição. Desejo contribuir e somar com toda a comunidade escolar”, concluiu.

Tio Soró
O nome da creche é uma homenagem a uma figura notável da comunidade local, Antônio Góes de Almeida, carinhosamente chamado de Tio Soró. Nascido no ano de 1940, ele era membro incentivador dos esportes dentro da comunidade do antigo distrito da Fazendinha.

Terezinha Borges, ou Teca, como é mais conhecida, filha de Tio Soró, falou sobre a história de vida do pai e agradeceu a homenagem.

“Quero muito agradecer a todos vocês que vieram até aqui para prestigiar um pouquinho da nossa história, uma história que será contada para meu filho, para os filhos dos meus irmãos e para os filhos dos nossos amigos. Esse momento é único”, afirma.

Acesso às vagas
A Creche Tio Soró abriu mais 220 vagas para crianças de 1 a 3 anos e 11 meses. O edital que traz as regras para o acesso às vagas. Confira o edital clicando aqui.