Dr. Furlan inaugura primeira Clínica-escola Coração Azul para alunos autistas de Macapá 

Cerimônia foi nesta terça-feira (3); espaço oferta atendimento multiprofissional.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Clínica-escola para autistas Coração Azul foi inaugurada nesta terça-feira (3) | Foto: Rogério Lameira/PMM

A professora Francilene Vaz, de 38 anos, sabe bem como é viver com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os desafios são diários, sobretudo, pra ela, que tem dois filhos na mesma condição. Mas, Poliana, 8 anos, e Francisco, 4, vão poder contar com um reforço no acompanhamento multiprofissional. Nesta terça-feira (3), o prefeito Dr. Furlan inaugurou a primeira Clínica-escola para autistas Coração Azul de Macapá.

“O meu diagnóstico veio da vivência com os meus filhos. Minha filha foi diagnosticada com 2 anos e meio, mas desde os nove meses a gente já vinha investigando as características típicas. Já com o meu filho, foi mais rápido por eu já ter conhecimento e saber onde buscar ajuda. Nós entendemos a importância de um espaço que proporcione acolhimento e tratamento. Estou vendo um sonho se realizar”, conta emocionada. Francilene é membro da Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas.

FOTOS: conheça a primeira Clínica-escola para autistas Coração Azul de Macapá

Professora Francilene Vaz, de 38 anos, é autista e tem dois filhos com a mesma condição | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

O evento foi marcado por emoção, especialmente pelos alunos das escolas municipais Cantinho do Amor e Meu Pé de Laranja Lima, que fizeram apresentações de dança. Em seguida, a aluna Yasmin Rodrigues, da Escola Municipal Professora Guita, lembrou os direitos dos autistas.

Na ocasião, também teve declamação da oração dos autistas feita pelos alunos da Escola Hildermar Maia e por fim, Nicolas Lopes, da Escola Raimundo de Oliveira Alencar, animou a todos cantando a música do ‘Pintinho Amarelinho’.

“Agradeço a Deus por esse dia tão especial. Estamos todos com o coração cheio de alegria por ver um plano de gestão, sonho da minha esposa e primeira-dama Rayssa Furlan, e de tantas outras mães de crianças autistas, se concretizando. O espaço foi preparado para atender nossos alunos. É mais uma política pública da Prefeitura de Macapá sendo realizada. Temos o compromisso de trabalhar de domingo a domingo para proporcionar melhorias na vida de todos”, ressaltou o prefeito Dr. Furlan.

A clínica-escola Coração Azul é um centro educacional e ambulatorial de diagnóstico, intervenção terapêutica e atendimento educacional especializado, que proporcionará um acolhimento e tratamento aos alunos com diagnóstico ou suspeita de TEA. O serviços serão direcionado às crianças matriculadas nas turmas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal.

Prefeito Dr. Furlan anunciou que vai trabalhar para inaugurar mais unidades na capital | Foto: Rogério Lameira/PMM

Na clínica-escola, os alunos passarão por atendimento psicopedagógico, que avaliará o desenvolvimento de aprendizagem e avaliação clínica educacional, que direcionará atividades individuais atendendo a necessidade da criança e compondo o Plano Terapêutico Individualizado. Além de acompanhamento psicossocial com o intuito de prestar apoio e orientações protetivas a pais e familiares. 

“Uma emoção toma conta de mim neste momento. Quando assumir a gestão, idealizei entregar uma clínica-escola e hoje estamos concretizando. Nosso objetivo é tornar a saúde do município referência na assistência ao público autista, o primeiro passo foi dado hoje, nossa meta é ter cinco clínicas-escolas em Macapá para atender a todos”, comemorou a secretária de Saúde, Erica Aymoré.

Clínica-escola Coração Azul inaugurada nesta terã-feira (3) | Foto: Rogério Lameira/PMM

A previsão de início dos atendimentos na clínica-escola é junho. Durante o mês de maio, serão realizados capacitação dos profissionais e triagem dos alunos, que não recebem nenhum atendimento na rede pública ou privada. O espaço está localizado na avenida Procópio Rola nº 1176, no bairro Central.

“Neste primeiro momento, o acolhimento será direcionado a alunos com suspeita de TEA matriculados nas escolas municipais e que precisam de um Atendimento Educacional Especializado. A triagem dos estudantes será feita neste mês de junho”, complementa o secretário municipal de Educação, Rodrigo Silva.

Clínica-escola Coração Azul fica na avenida Procópio Rola, no centro de Macapá | Foto Rogério Lameira/PMM

Estrutura
A clínica-escola é composta por recepção e salas de acolhimento, de espera e multiuso, refeitório, cozinha, banheiros, horta e jardim sensorial. Também tem espaço para dança, musicoterapia, avaliação neuropsicológica, estimulação e integração sensorial.

A estrutura ainda conta com sala de Recurso Multifuncional (SRM) para atendimento educacional especializado, onde serão realizadas atividades pedagógicas. E um dos grandes diferencias é a sala de Atividades de Vida Diária (AVD) direcionada a trabalhar exercícios da vida diária, como alimentação, higiene e lazer, estimulando a interação social, comunicacional e comportamental.

Iniciativa
Em fevereiro, uma equipe de gestores municipais viajou até a cidade de Santos, em São Paulo, para conhecer a Clínica Escola do Autista, que é referência no país. Além da estrutura física, a comitiva conheceu os métodos de atendimento, desde o acolhimento dos pacientes até as etapas do tratamento.

O projeto é uma realização integrada das secretarias municipais de Mobilização e Participação Popular, Planejamento, Educação e Saúde.