‘Jardins da Cidade’ chega ao canteiro central da Avenida 13 de Setembro, em Macapá

Vasos com palmeiras serão colocados ao longo de toda a via.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Palmeiras foram plantadas no canteiro central da Avenida 13 de setembro | Foto: Júnior Dantas/PMM

Embelezar a cidade com diversas espécies de plantas tem sido um dos objetivo do projeto Jardins da Cidade, que é desenvolvido pela Prefeitura de Macapá. A iniciativa consiste no transplante de várias espécies de árvores de um lugar para outro e, recentemente, chegou ao canteiro central da Avenida 13 de Setembro, no bairro Buritizal, na zona sul.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira, o canteiro está recebendo o plantio de palmeiras e a ideia é que todo o espaço central da via seja contemplado com o serviço, desde a esquina com a Rua Claudomiro de Moraes até as proximidades do conjunto habitacional Jardim Açucena.

“As palmeiras foram doações de empresários e os vasos foram uma colaboração da Secretaria Municipal de Obras [Semob]. Essa parceria vai trazer árvores para um local onde elas quase não existiam e ajudará, também, a reduzir a temperatura durante os dias mais quentes”, explica.

A dona de casa Heloísa Maciel é moradora do município de Calçoene e sempre que pode visita a capital. Para ela, o projeto trará ainda mais benefícios no futuro.

“Ficou muito bonito. Quando eu vim para Macapá da outra vez não tinha e agora fiquei até surpresa. Vai empatar mais o sol e dar mais sombra para a gente”, conta.

O novo cenário também agradou a gerente de loja, Mara Lobato, de 30 anos. Agora, todos os dias ela tem uma vista mais agradável do local em frente ao seu trabalho.

“Isso é muito bom, traz mais beleza e quando crescer mais um pouco, vai dar aquela sombra bacana. Eu gostei e achei muito lindo”, disse Mara.

A atividade faz parte de um cronograma de serviços de paisagismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e o além da Avenida 13 de Setembro, o projeto Jardins na Cidade também já foi realizado na frente do Mercado Central e nas praças do Coco, do Barão do Rio Branco e Pet.