Primeiro dia de aula da rede municipal de Macapá teve recreação e óculos de realidade virtual

Nas escolas não faltou álcool em gel, aferição de temperatura, uso de máscara e acolhimento nesta segunda-feira (7).

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Cerca de 34 mil estudantes retornaram para a sala de aula, em Macapá | Foto: Lázaro Gaya/PMM

Olhares atentos e cheios de expectativas, assim foi o clima dos alunos que iniciaram nesta segunda-feira (7), o primeiro dia do ano letivo 2022 na rede municipal de ensino de Macapá. Nas escolas não faltou álcool em gel, aferição de temperatura, uso de máscara e acolhimento para o retorno presencial das turmas.

A pequena Laura Emanuely, de 5 anos, não escondeu a felicidade de poder frequentar a Escola Municipal de Ensino Infantil Meu Pé de Laranja Lima, no bairro Santa Rita, pela primeira vez. Por conta da pandemia, ela cursou o primeiro período da pré-escola no ano passado, todo de forma remota. “Eu quero muito conhecer meus novos coleguinhas”, disse animada.

O pai da aluna, Nelson Santana, fez questão de acompanhar a filha até a porta da sala de aula. “Ela quase não dormiu essa noite de tanta ansiedade para este momento. Acompanhá-la no início dessa nova fase da vida aquece o nosso coração. Ela está vacinada e pronta para o ano letivo”, contou.

A rede municipal conta com 98 escolas e cerca de 34 mil estudantes dos ensinos infantil, fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação especial prontos para os 200 dias letivos desse ano.

Para quem é do ensino fundamental, a novidade foi a presença, já no primeiro dia de aula, de novas tecnologias, como o óculos de realidade virtual feito a partir da fibra do buriti, uma palmeira nativa da Amazônia.

Os estudantes do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Bernadete, localizada no bairro Zerão, acompanham o Programa Edutech Amazon. A turma utilizou os óculos de realidade virtual para conhecer o universo da ciências e da matemática.

Estudantes participam de aula inaugural com óculos de realidade virtual | Foto: Lázaro Gaya/PMM

Álvaro Henrique, de 9 anos, ficou surpreso ao utilizar o equipamento pela primeira vez. “Eu gostei muito dos óculos, tô ansioso para aprender mais matemática, que é a minha matéria preferida. Eu gosto de fazer contas e com ele dá pra ver todos os detalhezinhos”, completou.

A professora Fabrícia Barros ficou admirada em como os estudantes se interessaram com os conteúdos após a aula inaugural do programa.

“Isso vai ajudar muito na recuperação dos conteúdos. São crianças que já chegam aqui temerosas, mas com tudo o que recebemos hoje, acredito que haverá uma grande recuperação do ensino. A gente percebe o investimento”, disse.

Chamado de “MiritiBoard”, o óculos VR é fabricado a partir de uma estrutura da fibra da palmeira miriti. É utilizado através de um smartphone com aplicativo Google Expedition instalado.

“A prefeitura tem se empenhado bastante em elevar os índices educacionais em Macapá. Nosso trabalho não para, pois entendemos que temos o dever de prestar uma educação de excelência para todos os nossos estudantes. Ainda teremos diversas outras novidades no decorrer do ano”, reforça o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.

O planejamento de 2022 das escolas de Macapá inclui o desenvolvimento de atividades dos programas Educa Macapá, Criança Alfabetizada, Educação e Empreendedorismo, Tempo de Aprender, Olimpíada de Matemática, dentre outros.

Ações inclusivas também integram a estratégia de ensino, como o Programa de Alimentação Inclusiva (PAI) e a sala bilíngue, que adequa o sistema alimentar e educacional da rede aos estudantes com necessidades especiais.