Óculos de realidade virtual feitos de buriti da Amazônia serão usados nas escolas municipais de Macapá

Atividade faz parte do Programa Edutech Amazon, que alia tecnologia e metodologias pedagógicas.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Equipamento alia tecnologia e ensino virtual na sala de aula | Foto: Hevila Samire/PMM

Professores do 4° e 5° ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal de Macapá concluíram nesta sexta-feira (4), o treinamento para o uso de um óculos de realidade virtual feito a partir da fibra do buriti ou miriti, árvore nativa da Amazônia. O equipamento artesanal vai ajudar alunos e educadores a trabalhar de forma diferente os conteúdos disciplinares.

Foram dois dias de curso na Emef Hildemar Maia, para ensinar os profissionais como confeccionar e utilizar pedagogicamente o equipamento, que possui formas geométricas regulares, o que permite o ensino de conteúdos como geometria, ciências e outras disciplinas.

Chamado de “MiritiBoard”, o óculos VR pode ser fabricado a partir de uma estrutura da fibra da palmeira, cola quente, régua, caneta, molde das peças, velcro e lentes combinadas a um smartphone com aplicativo Google Expedition instalado.

“O objetivo é preparar desde o ensino fundamental o nosso estudante para o mundo do mercado de trabalho e da Indústria 4.0, fazendo com que ele desenvolva o máximo possível, novas habilidades”, explica o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.

A iniciativa faz parte do Programa Edutech Amazon, que traz para as salas de aula do município, metodologias inovadoras que aliam pedagogia e tecnologia. O treinamento integra a formação continuada dos professores e deverá ocorrer durante todo o ano.

“Essa metodologia que está sendo implantada em Macapá é muito interessante. Vai ser maravilhoso utilizar em sala de aula, principalmente para os estudantes que são carentes. Possibilitará maior concentração no conteúdo ensinado”, celebra Ana Dayse, professora do 4° ano da Emef Esforço Popular.

Atualmente já são mais de 11 cidades em cinco estados atendidas pelo projeto, entre elas, o município de Frecherinha no Ceará, que possui um dos maiores índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em matemática em todo o Brasil.

Edutech Amazon
Lançado em 2021 pela Prefeitura de Macapá, o programa traz para a sala de aula o lúdico, a tecnologia e estratégias de ensino baseadas em conceitos neurolinguísticos. Ele é realizado dentro de outro programa educacional genuinamente macapaense, o Educa Macapá, também lançado no ano passado.

O Edutech Amazon é fruto de contrato com a empresa paraense Inovações Tecnológicas de Impacto na Educação (Inteceleri), no valor de R$ 1,3 milhão, pago com verbas do tesouro municipal e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além do MiritiBoard, o programa é composto por outras frentes:

Google Workspace: pacote de recursos que facilitam e maximizam as formas de acesso à informação, ensino e tecnologia, fornecendo as mais variadas maneiras de solucionar questões usando o ambiente digital.

Matematicando: composto de material didático com aplicativo e concentra a didática do universo de exatas de forma virtual.

Olimpíada de Matemática: promove de um jeito divertido a interação e o ensino da matemática entre todas as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

MiritiBoard é um produto artesanal e feito com a árvore do miriti | Fotos: Hevila Samire/PMM