Prefeitura inicia aulas do curso para atendimento ao público LGBTQIA+ de Macapá

Capacitação será voltada a 120 servidores da Prefeitura de Macapá.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Iniciativa também visa a criação de uma rede de atendimento para população LGBTQIA+ | Foto: Rogério Lameira/PMM

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, deu início da aula inaugural da capacitação dos servidores municipais para atendimento ao público LGBTQIA+. A atividade aconteceu neste sábado (25) e reuniu gestores municipais ligados à saúde, segurança, pública, assistência social e direitos humanos, que são algumas das áreas que passaram pelo treinamento.

“Essa capacitação visa a disponibilização de um serviço de excelência e a formação da rede municipal de atendimento à população LGBTQIA+. Ficamos felizes porque temos o dever de atender a todos com qualidade e sem nenhuma forma de discriminação. Esse é um dia histórico para nós”, destaca o prefeito.

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan | Foto: Rogério Lameira/PMM

A capacitação será direcionada a 120 servidores municipais da rede de atendimento humanizado da população LGBTQIA+. O curso será dividido em dois módulos e o primeiro será direcionado às secretarias municipais de Saúde (Semsa), Educação (Semed), Assistência Social (Semas) e Segurança, com a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM).

“Estamos iniciando um novo momento e por meio da capacitação, os nossos servidores da Prefeitura de Macapá vão garantir direitos básicos da população LGBTQIA+” diz o coordenador municipal de Políticas de Diversidade, Edem Jardim.

O curso acontece por meio da assinatura de um termo de repasse no valor de R$ 100 mil, que foi alocado por uma emenda do deputado federal Camilo Capiberibe. As aulas acontecerão sempre aos sábados e serão ministradas pela empresa C2 Empreendimentos.

“Vamos capacitar os servidores para acolher uma população historicamente discriminada, incompreendida e muitas vezes discriminada. Temos a tarefa de preparar os servidores municipais para acolher e construir uma rede que vai conseguir identificar e resolver problemas, para que a gente tenha uma cidade tolerante, respeitosa, inclusiva e que compreenda a diversidade”, destaca o deputado federal.

A comandante do grupamento de cães da GCMM, Ioná Sinatra, é uma das servidoras do município que participará da capacitação. Ela diz que o curso vai mudar a forma de ver à população LGBTQIA+ e que os conteúdos e temas abordados serão repassados aos demais guardas do grupamento.

“Precisamos respeitar o espaço que cada um ocupa e como o nosso serviço é direto com a população, é importante que a Guarda Municipal passe pela capacitação para que a gente aprenda qual é o tratamento adequado a essa população”, comenta.