Prefeitura de Macapá avança na inclusão de crianças e jovens autistas através de cooperação técnica

Termo de Cooperação foi assinado para a criação de uma cartilha dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Evento aconteceu nesta quarta-feira (20) | Foto: Bruno Nascimento

Nesta quarta-feira (20), a Prefeitura de Macapá participou da assinatura do Termo de Cooperação Técnica e Institucional para a construção de uma cartilha sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O momento aconteceu após um seminário que discutiu a inclusão de crianças e jovens autistas na educação municipal.

A reunião aconteceu através da parceria entre as secretarias municipais de Direitos Humanos (Semdh) e de Educação (Semed), por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas de Pessoa com Deficiência e Idoso ( Cgpdi) e da Divisão de Educação Especial. Participaram da iniciativa profissionais da área, entidades, instituições públicas e privadas, além de pais de alunos.

Durante o seminário, gestores e representantes da área debateram sobre os trabalhos já desenvolvidos e também buscaram alternativas para melhorar o acolhimento de pessoas com TEA no âmbito educacional.

“Queremos garantir o respeito, inclusão e a cidadania fazendo valer os direitos de todos. O seminário, assim como a criação da cartilha serviu para colhermos informações sobre as necessidades e trabalhos desenvolvidos pelo poder público, além de explanar os direitos das pessoas com autismo, fazendo a conscientização e buscando soluções positivas de inclusão”, destacou a gestora da Semdh, Surya El Hossn.

A professora Delma Alves, que também é mãe de uma menina com TEA, espera que a cartilha ajude outras mães e educadores a se informarem melhor sobre o autismo.

“Muitas pessoas não sabem de fato o que é o autismo e espero que a cartilha auxilie a população em geral, principalmente as mães que não têm conhecimento. Quando eu soube do diagnóstico da minha filha já era difícil encontrar informações sobre o assunto, hoje temos várias possibilidades de busca e a cartilha será mais uma delas”, disse.

De acordo com o diretor de Divisão de Educação Especial da Semed, Marlon Pastana, iniciativas como esta se fazem necessárias, principalmente pelo aumento de 36% de crianças e jovens autistas em escolas da rede municipal de ensino entre 2021 e 2022.

“Além da metodologia de ensino, devemos pensar e trabalhar políticas públicas para esta população. Hoje são 771 crianças matriculadas no atendimento educacional especializado, sendo 379 na educação infantil e 386 no ensino fundamental. Esses dados são de 93 das 99 escolas que temos atualmente. Então, nós precisamos estar discutindo o nosso papel enquanto instituição, para oferecermos uma educação com qualidade às pessoas com TEA”, ressalta.

Abril Azul
O mês de abril é dedicado à conscientização do autismo e o Município atua para tornar a cidade mais inclusiva. Recentemente, houve o acender das luzes azuis no prédio da Prefeitura de Macapá, Mercado Central e Bioparque, além do lançamento do programa “Nutrição com TEA”. Ainda neste ano, também haverá a caderneta de alimentação inclusiva e a inauguração da primeira clínica-escola para autistas.