Ponte Sérgio Arruda: Demolição gradativa da estrutura é iniciada

Para facilitar o fluxo de trânsito, os munícipes contam com alternativas de viagem nos sentidos Centro-Zona Norte e Zona Norte-Centro

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Homens iniciam a demolição pela quebra das calçadas | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Macapá – por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana – iniciou a demolição gradativa da atual estrutura da Ponte Sérgio Arruda, localizada na Zona Norte da cidade. Uma escavadeira com martelo de demolição está no local. Homens começaram a quebrar as calçadas e a região está isolada por tapumes.

A estrutura está precária e necessita de intervenções. Neste sentido, a Semob desenvolveu projeto diferenciado para nova construção. Intenção da pasta é melhorar o tráfego de motoristas e passageiros entre as regiões Norte e Sul da capital. Nova Ponte Sérgio Arruda é a maior obra de mobilidade urbana executada desde o início da gestão.

Investimento total é de R$ 9.983.157.30 de emendas Federais, mais contrapartida do Tesouro Municipal. Prazo para conclusão é de 120 dias. Para facilitar o fluxo, os munícipes contam com alternativas de viagem nos sentidos Centro-Zona Norte e Zona Norte-Centro.

O processo é mecanizado, com isolamento da área. Metodologia consiste em extrair ou cortar determinada estrutura de concreto, inteira ou em partes – sem danificar os arredores, causar intensos ruídos, vibrações e sem agredir o meio ambiente. 

Algumas técnicas utilizadas para a demolição são: perfuração com equipamento elétrico ou hidráulico e manuais; corte de pisos e lajes com serras elétricas; corte de paredes com serra circular; aberturas e cortes com serras portáteis – para serviços em locais confinados ou de difícil acesso. Não será utilizado bombas e/ou dinamites.

O novo projeto foi desenvolvido com base em estudos topográficos, hidrológicos e geotécnicos, com propósito de adquirir informações necessárias para o desenvolvimento da obra – uma vez que a estruturação está próxima às edificações, passeios urbanos e ruas. Todas as informações coletadas sobre a área visam subsidiar o desenvolvimento de soluções eficazes, sem prejudicar as pessoas e o meio ambiente.

“A reconstrução da nova ponte visa garantir a mobilidade e trafegabilidade do povo de Macapá. É mais uma obra da prefeitura para organizar o fluxo de trânsito e de pedestres”, frisa o titular da Semob, Cássio Cruz.

O pintor Everton Silva mora no bairro Pacoval há dois anos. Apesar das dificuldades de locomoção, ele afirma que será um benefício para todos a longo prazo. “Creio que vai ajudar bastante no trânsito e na infraestrutura. O transtorno nesse momento é normal, mas é por uma boa causa e vai valer a pena. Uso as vias alternativas para me locomover melhor”.

Assuntos relacionados

Dr. Furlan assina ordem de serviço para construção da nova ponte Sérgio Arruda, na zona norte de Macapá

Prefeitura de Macapá recebe primeira etapa do projeto de revitalização da Ponte Sérgio Arruda

Prefeitura de Macapá anuncia novo fluxo das vias durante obra da nova Ponte Sérgio Arruda na Zona Norte da cidade

Nova ponte Sérgio Arruda: Prefeito Dr. Furlan dá pontapé inicial para grandiosa obra de mobilidade urbana em Macapá

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, anuncia em coletiva de imprensa a construção da nova Ponte Sérgio Arruda

| Fotos: Luiz Felype Santos/PMM