Nova ponte Sérgio Arruda: Prefeito Dr. Furlan dá pontapé inicial para grandiosa obra de mobilidade urbana em Macapá

Projeto prevê 4 faixas, sendo três sentido no Centro/ Zona Norte e uma sentido Zona Norte/Centro

Por Karla Santos - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob)

Equipe que iniciou os trabalhos de revitalização da ponte. Foto: Jesiel Braga/ PMM

Neste sábado (10), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, iniciou em cerimônia oficial a construção da nova ponte Sérgio Arruda. A estrutura liga a Zona Norte a área central da capital. A obra beneficiará aproximadamente 120 mil pessoas em mais de 20 bairros adjacentes à ponte.

“Considerando que a nossa capital  Macapá possui 60% da população do estado, estamos diante da maior obra de mobilidade urbana do Amapá. É uma obra de extrema importancia que conectará de vez o centro da cidade a Zona Norte, facilitando bastante a vida das pessoas”, destacou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) estará à frente dos serviços, que serão realizados com emenda federal articulada pelo deputado federal Vinicius Gurgel e pelo senador Davi Alcolumbre, mais a contrapartida do município.

A emenda soma R$ 15 milhões, sendo que  R$ 9,8 serão aplicados na construção da nova Sérgio Arruda e o restante no entorno.

O projeto da nova ponte Sérgio Arruda foi elaborado por alunos do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Estado do Amapá (Unifap) e prevê a requalificação de vias urbanas ligadas à estrutura.

A nova ponte terá quatro pistas, sendo três no sentido Centro/ Zona Norte e uma no sentido Zona Norte/Centro. O projeto foi licitado e aprovado de acordo com o Ministério da Defesa, pelo  Programa Calha Norte (PCN). 

“Para que o alargamento da ponte seja feito, realizaremos o deslocamento da rede elétrica, sendo assim, não haverá necessidade de desapropriação de casas e empreendimentos do local”, completou o secretário municipal de Obras e infraestrutura Urbana, Cássio Cruz.

Para o autônomo Joab das Chagas, de 44 anos, a nova estrutura facilitará e muito o trânsito na região, além de agregar maior valor aos imóveis do local.

“Esperamos que a obra traga grandes melhorias em diversos sentidos, principalmente para as ruas do entorno”, disse o morador.  

Joab das Chagas, de 44 anos. Foto: Jesiel Braga/ PMM

Uma perfuratriz, máquina pesada para escavação, foi utilizada para marcar o começo das obras.

Veja as fotos por: Jesiel Braga/ PMM