Os serviços de paisagismo e arborização realizados pela Prefeitura de Macapá contemplam 36 pontos da cidade, com o objetivo de manter a limpeza e as boas condições das espécies plantadas nos espaços. O trabalho diário é realizado por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Ordenamento Urbano (Semam).
Entre os locais, estão seis rotatórias, nove canteiros, seis triângulos e oito jardins, além de outros seis projetos implantados em espaços públicos. Esses pontos recebem serviços como capina, poda, limpeza, reposição de vasos e de itens de decoração.
O trabalho também integra unidades de ensino recém-inaugurados como as escolas municipais Antônio Barbosa. Yalysson, Ana Cristina Ramos Brito, Caetano Tomaz e Wilson Malcher. A creche Tio Soró e a Clínica-Escola Coração Azul, também receberam jardins dentro de seus ambientes.
Semam implanta projetos de paisagismo em escolas municipais de Macapá
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira, o paisagismo executado busca dar novos ares aos ambientes por meio da criatividade, incentivando o cuidado e a preservação por parte dos munícipes.
“Estamos presentes em todas as zonas de Macapá. Nosso trabalho hoje é visto por toda a população e reconhecido como algo importante. O cuidado e a preservação da natureza são essenciais em qualquer lugar do mundo. E é por isso que temos atuado dessa forma e a expectativa é de que esse trabalho também seja intensificado nos próximos meses”, afirma Marcelo.
A Semam acrescenta ainda que qualquer pessoa que identifique o furto de plantas e objetos ou o descarte irregular de lixo nos espaços, pode denunciar a prática por meio do número (96) 98802-8647, que funciona 24h.
Paisagismo muda visual de Macapá; confira: