Jardins da Cidade: 20 vasos gigantes vão embelezar Macapá com palmeiras

Objetos decorativos serão distribuídos em pontos turísticos, praças, canteiros e órgãos públicos da capital.

Por Paula Monteiro - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Vasos gigantes vão embelezar pontos de Macapá | Foto: Arquivo/PMM

A cidade de Macapá ficará muito mais bonita com o embelezamento de vasos gigantes, distribuídos em pontos turísticos, praças, canteiros, e órgãos públicos a partir desta segunda-feira (7). A ação integra o projeto “Jardins da Cidade”, que realiza o transplante de várias espécies de árvores de um lugar para outro.

A Prefeitura de Macapá busca contribuir com o sombreamento das ruas e avenidas, reduzir a temperatura e deixar a capital amapaense ainda mais colorida, bonita e agradável. Nesta primeira etapa, serão distribuídos 20 vasos gigantes contendo diversos tipos de palmeiras, como o butiti.

Os vasos gigantes estão sendo produzidos pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), também a responsável pela instalação das peças. Os primeiros lugares a receber o paisagismo são: Mercado Central, rampa do Santa Inês, Praça do Coco, Praça Barão do Rio Branco.

“Os vasos gigantes são comuns na paisagem urbana de muitas capitais do país, e em Macapá não seria diferente. São detalhes que fazem a diferença na paisagem e que se refletem no bem-estar da população”, ressalta o secretário municipal de meio ambiente, Marcelo Oliveira.

Vasos gigantes serão distribuídos em diversos pontos da capital I Foto: Arquivo/PMM

Jardins da Cidade
Macapá teve a sua primeira árvore transplantada em fevereiro deste ano. A muda foi retirada das margens da rodovia AP-070, em uma área de cerrado, e foi transportada para o canteiro da rua Roberto Ferreira, no bairro do Buritizal, na zona sul da cidade.

O transplante de árvores é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que utiliza mudas que possuem de 3 a 4 metros de altura neste processo de arborização da capital amapaense.