Guardas da Defesa Civil retornam para Macapá e participam de reunião com o prefeito Dr. Furlan

Os sete guardas retornaram à capital na madrugada da última quarta-feira (15)

Por Luiz Felype Santos - Defesa Civil Municipal de Macapá

Reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira (17), na sede da Prefeitura Municipal de Macapá | Foto: Secom/PMM

Nesta sexta-feira (17), integrantes da Defesa Civil Municipal de Macapá participaram de reunião com o prefeito Dr. Furlan (MDB). Os sete guardas retornaram à capital na madrugada da última quarta-feira (15) e foram acolhidos pela Banda da Guarda Civil, no Aeroporto Internacional de Macapá.

De acordo com Dr. Furlan, “os agentes foram ao Rio Grande do Sul, prestaram atendimento, ajudaram o estado em um período da tragédia, cumpriram a missão e retornaram à cidade. Agradeço imensamente a coragem, a solidariedade e a dedicação de todos neste momento difícil. Torcemos para que a catástrofe acabe o mais breve possível”.

“A Defesa Civil agradece a solidariedade, o carinho humano e as orações realizadas pelos nossos amigos macapaenses. Foram momentos difíceis. A Prefeitura de Macapá coloca-se à disposição para ajudar os irmãos gaúchos das melhores maneiras”, manifestou o coordenador da Defesa Civil, Aldair Santos.

Linha do tempo

O envio dos guardas Aldair Santos; Arizete Santos; André Santos; Diego Nobre; J. Leal; Richard do Espírito Santo e Welson Rabelo foi anunciado pelo chefe do Executivo no início do mês de maio. Na terça-feira (7), os guardas viajaram ao município de Canoas (RS).

Gestão Municipal criou a Central de Atendimento para auxiliar cidadãos do Amapá que estão em áreas atingidas pelo desastre natural. Iniciativa apoia e acolhe famílias afetadas. Qualquer suporte pode ser solicitado pelo número (96) 99156-4862.

Os integrantes resgataram pessoas e animais, bem como ajudaram a descarregar 43 toneladas de mantimentos de um caminhão | Foto: Secom/PMM

Contato serve para ligações e/ou mensagens pela plataforma WhatsApp. Assistentes sociais e psicólogos do Município recebem as demandas e encaminham às Secretarias apropriadas.

Os integrantes foram equipados com dois drones; Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e mecanismos para resgate em embarcações. Todos resgataram pessoas e animais, bem como ajudaram a descarregar 43 toneladas de mantimentos de um caminhão. Drones foram utilizados para facilitar a localização de vítimas em locais de difícil acesso.