Escolas municipais de Macapá iniciam plano de recomposição de aprendizagem

Mais de 22 mil estudantes participam da iniciativa inédita na capital.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Plano aplica metodologias específicas para cada nível de alfabetização | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Roraima, no bairro Buritizal, é uma das unidades da rede de ensino de Macapá que está realizando a aplicação do plano de recomposição de aprendizagem. Nesta terça-feira (9), os alunos do 1° ao 5° ano participaram de atividades com conteúdos e habilidades que não foram absorvidos durante a fase grave da pandemia.

O plano é aplicado em aulas especiais três vezes na semana. A iniciativa da Prefeitura de Macapá reforça o ensino com metodologias inovadoras, reorganizando os estudantes nas salas de aula, considerando o nível de alfabetização de cada um. Outras 67 escolas municipais aderiram à iniciativa neste segundo semestre, envolvendo mais de 22 mil alunos.

Para o estudante da Emef Roraima, Átila Oliveira, de 7 anos, as aulas diferenciais contribuíram bastante com a leitura de sílabas, que antes eram uma dificuldade. “Estou achando a aula muito boa. Gostei de aprender em outra sala. Já aprendi a ler coisas bem difíceis, e gosto muito de ler”, conta.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Simone Freitas, foi uma das criadoras do projeto. Ela ressalta que o objetivo é revisar os conteúdos e habilidades que não foram absorvidos com sucesso durante a pandemia.

“O plano foi elaborado com base nos resultados da primeira avaliação diagnóstica da rede municipal. Os dados indicaram a necessidade do reforço nas estratégias de alfabetização, e agora nos possibilitam planejar com precisão as ações adotadas. Tudo isso é inédito na Educação municipal de Macapá”, reforça a coordenadora.

E para Ana Paula, professora na Emef Roraima, a estratégia já está mais do que aprovada. “O projeto é muito importante nesse momento, pós ensino remoto. As crianças passaram um longo período fora da sala de aula, e sabemos que nada substitui essa vivência. Fazer uma recomposição da aprendizagem é muito necessário pra que eles possam preencher essas lacunas”, conclui a professora, satisfeita.

Educa Macapá
O plano de recomposição de aprendizagem é mais uma das medidas implementadas através do programa Educa Macapá. Ele se junta a inúmeras estratégias efetuadas desde 2021, que transformam a Educação municipal.

O programa é feito em parceria com a Associação Bem Comum, e toma como base boas práticas de gestão educacional que deram certo na cidade de Sobral (CE). A aplicação da avaliação diagnóstica foi uma das medidas do Educa Macapá, e agora permite a utilização de dados precisos para a elaboração de estratégias educacionais.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.

Plano de recomposição de aprendizagem acontecerá ao longo do segundo semestre em 68 escolas municipais | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Saiba mais
Atividades recreativas, reencontros, prédios novos marcam volta às aulas nas escolas municipais de Macapá
Cerca de 22 mil alunos do ensino fundamental de Macapá serão beneficiados com plano de recomposição de aprendizado
Educação 4.0: Prefeitura de Macapá investe em inovação e tecnologia para elevar índices; conheça os projetos
Rotina pedagógica das escolas de Macapá é acompanhada diariamente por equipes da Semed