Educação 4.0: Prefeitura de Macapá investe em inovação e tecnologia para elevar índices; conheça os projetos

Em um ano e meio, robótica, realidade virtual, e outras atividades da cultura maker passaram a ser utilizadas nas salas de aula.

Por Lázaro Gaya e Ingra Tadaiesky* - Secretaria Municipal de Educação

Estudante utilizando o óculos de realidade virtual feito com a palmeira do buriti | Foto: Léo Nilo/PMM

Óculos de realidade virtual, impressoras 3D e robôs agora fazem parte da rotina de estudantes e profissionais da rede municipal de ensino, por meio do programa Educa Macapá. A tecnologia se tornou uma aliada na implementação da nova política de Educação 4.0, que pretende elevar os indicadores do setor na capital.

Com esta nova metodologia, professores são incentivados a transformar o ambiente escolar em um espaço onde o estudante é protagonista de todo o processo. A cultura maker, abraçada pela Prefeitura de Macapá, busca fomentar a curiosidade natural das crianças, estimulando desde cedo conceitos científicos e tecnológicos, em um público que, em sua grande maioria, não teria acesso a essas experiências fora da sala de aula.

“As inovações tecnológicas contribuem para melhorar a qualidade da Educação, pois proporcionam novas formas de conhecimento. Por ofertarmos ensino público, uma boa parte das nossas crianças que não tem como ter acesso a essa tecnologia, mas quando a escola começa a inserir isso em seu cotidiano, uma gama de novas possibilidades e novos horizontes se abrem na vida desse estudante”, ressalta a professora e coordenadora pedagógica da Semed, Simone Freitas.

Simone Freitas, coordenadora pedagógica | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Conheça iniciativas da Educação 4.0 em Macapá:

Edutech Amazon
Lançado em 2021, o programa utiliza a tecnologia e novas estratégias de ensino baseadas em conceitos neurolinguísticos. Ele é composto por diferentes ferramentas inovadoras, dentre elas destacam-se o óculos de realidade virtual feito com a palmeira do buriti; o pacote de recursos Google Workspace, que facilita e maximiza as formas de acesso à informação e computação na nuvem; o Matematicando, que é composto por livro didático e aplicativo para smartphones; e a 1ª Olimpíada de Matemática das escolas da rede municipal.

Sala Maker
A primeira Sala Maker do Município foi inaugurada em junho deste ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Caetano Tomaz, no bairro fazendinha, e representa um marco para a educação municipal. O espaço é equipado com kits de robótica e elétrica, máquina de corte a laser, ferramentas mecânicas e impressora 3D. O uso da sala visa práticas multidisciplinares para mais de 1 mil estudantes.

Avaliações Diagnósticas
As políticas educacionais do Município são acompanhadas periodicamente pelas equipes da Semed. Visando trazer mais eficiência para esse processo, a Prefeitura de Macapá realiza desde o ano passado, avaliações diagnósticas que auxiliam as tomadas de decisão e sinalizam aos profissionais envolvidos os pontos que precisam ser reforçados para cada estudante da rede municipal de ensino.

Mais de 22 mil estudantes realizaram a primeira avaliação diagnóstica da rede municipal | Foto: Lázaro Gaya/PMM

Robótica e Xadrez
Desde o ano passado, a rede municipal de educação também trouxe para as salas de aula o ensino da robótica e xadrez. Através disso, estudantes passaram a ter noções de programação, cálculos e raciocínio lógico, levando em consideração o nível de ensino de cada turma. 

Um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Macapá e o Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi firmado e será reforçado no segundo semestre de 2022. A iniciativa prevê a oferta de cursos de extensão, formação inicial e continuada aos profissionais da Educação de Macapá, além de programas de desenvolvimento e aprimoramento profissional e especialização.

FectiMac
A utilização de conceitos científicos dentro da sala de aula também é incentivada pela Prefeitura com a Feira de Ciências Tecnologia e Inovação de Macapá (FectiMac), que teve sua primeira edição realizada em 2021. As escolas passaram a contar com o apoio da Semed para despertar a curiosidade dos estudantes para resolver situações do dia a dia, promovendo a criatividade, inovação, sustentabilidade e o conhecimento através da alfabetização. Este ano, a feira está prevista para novembro e acontecerá de forma presencial, com entrega de certificados, medalhas e troféus.

Recomposição de Aprendizagem
Com o objetivo de preencher as lacunas deixadas pelo período de ensino remoto, a Prefeitura de Macapá vai implementar, no segundo semestre de 2022, um pacote de ações inovadoras para recompor o aprendizado dos estudantes. Ao todo, 68 escolas de ensino fundamental receberão capacitações para os profissionais da Educação e novas metodologias de ensino. O plano foi elaborado a partir dos resultados da primeira avaliação diagnóstica da rede municipal. Mais de 22 mil estudantes serão alcançados pelo projeto.

Durante a execução do plano de recomposição de aprendizagem, os estudantes irão revisar os conteúdos e habilidades que não foram absorvidos com sucesso durante a pandemia. A metodologia será aplicada em aulas especiais que serão realizadas três vezes na semana. A organização dos estudantes nas salas de aula levará em consideração o nível de alfabetização de cada um. Deste modo, os professores conseguirão trabalhar o processo educacional de maneira uniforme em cada turma.

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.

O plano de recomposição de aprendizagem vai alcançar 22 mil estudantes da rede municipal | Foto: Lázaro Gaya/PMM