Atividades recreativas, reencontros, prédios novos marcam volta às aulas nas escolas municipais de Macapá

Retorno contou com atividades de recreação e reforço nos protocolos de biossegurança.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Aulas retornaram nas turmas de ensino fundamental, infantil, Educação de Jovens e Adultos e especial | Foto: Léo Nilo/PMM

Atividades recreativas e reencontros marcaram o primeiro dia de aula na rede municipal de ensino de Macapá nesta segunda-feira, 1º de agosto. Mais de 34 mil alunos retornaram para o segundo semestre de estudo, com reforço nos protocolos de biossegurança.

Para a comunidade da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Cristina Ramos Brito, no bairro Perpétuo Socorro, a volta às aulas teve um sentido ainda mais especial. A unidade foi totalmente reformada para receber quase 500 alunos.

Curiosos, pais e alunos conheceram o prédio e pelo ritmo de festa que embalou a manhã da criançada, a obra está mais do que aprovada. A vendedora Jociele Vieira, de 32 anos, diz quer ter a filha estudando em um ambiente adequado, é essencial para garantir a qualidade do ensino.

“É muito gratificante deixar minha filha em uma escola confortável e climatizada. Eu pensei que ela ia chorar no primeiro dia, mas ela nem ligou. Me deu tchau e foi embora [risos]. Ela está realmente empolgada com o prédio bonito da escola”, conta.

O secretário municipal de Educação (Semed), Rodrigo Gomes, participou do acolhimento aos pais e estudantes na Emei Ana Cristina, e reforçou à comunidade escolar, o planejamento de ações para o segundo semestre letivo.

“A Secretaria Municipal de Educação dará continuidade aos diversos projetos que iniciou no primeiro semestre, além de implementar um inovador plano de recomposição de aprendizagem, para preencher as lacunas do período de ensino remoto. Também mantemos o reforço nos protocolos de biossegurança, e monitoramos todos os casos de síndromes gripais nas escolas”, ressalta o secretário.

Na Emei Cantinho do Amor, o primeiro dia de aula contou ainda com a inauguração de vários brinquedos para o parquinho da escola. Os estudantes foram recebidos com novos balanços, gangorra, escorregador, gira-gira e um pula-pula, instalados durante o período de férias.

A pequena Anabela Monteiro, do 2° período na Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho do Amor, no bairro Perpétuo Socorro, foi uma das primeiras a aproveitar o parquinho novo. “O parquinho está muito legal. Adoro brincar com meus amiguinhos”, disse.

Recomposição de aprendizagem
A Prefeitura de Macapá vai implementar em 68 escolas de ensino fundamental um pacote de ações inovadoras para recompor o aprendizado dos estudantes. O objetivo é preencher as lacunas deixadas pelo período de ensino remoto, identificadas na primeira avaliação diagnóstica realizada na rede municipal.

A metodologia será aplicada em aulas especiais que serão realizadas três vezes na semana. A organização dos estudantes nas salas de aula levará em consideração o nível de alfabetização de cada um. Deste modo, os professores conseguirão trabalhar o processo educacional de maneira uniforme em cada turma.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.