Escolas municipais aplicam provas para avaliar o aprendizado de mais de 22 mil estudantes de Macapá

Avaliação é um dos principais eixos do programa Educa Macapá, que promove diversas ações para fortalecer o ensino fundamental.

Por Léo Nilo - Secretaria Municipal de Educação

Todos os estudantes do 2° ao 5° ano realizarão a prova | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Nesta semana, mais de 22 mil estudantes iniciaram sua participação em uma avaliação formativa, que visa identificar em detalhes o nível de aprendizado de cada educando. As provas são aplicadas em todas as 67 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), e tem questões de Língua Portuguesa e Matemática. A iniciativa faz parte do programa Educa Macapá, que promove diversas ações para fortalecer o ensino da capital.

As avaliações vão permitir que as equipes façam diagnósticos detalhados das principais dificuldades de cada estudante. Estes dados serão utilizados para planejar ações educativas e selecionar os conteúdos abordados nas capacitações dos educadores.

A professora do 2° ano, Darleia Lima, atua na Emef Hildemar Maia há pouco mais de três meses e foi uma das servidoras empossadas pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan. Ela conta que esta é a primeira experiência aplicando uma avaliação para a turma e já avalia o resultado de forma positiva.

“Com essa prova a gente sabe quais as dificuldades que eles têm. Assim, eu consigo ter um direcionamento melhor do meu planejamento diário. Só com as dúvidas que eles trouxeram durante a aplicação, eu já consegui visualizar várias oportunidades. Isso ajuda muito”, diz.

Todos os estudantes do 2° ao 5° ano do ensino fundamental farão a prova e para o aluno Murilo Ferreira, de 8 anos, fazer a avaliação ajudou a praticar os diversos conteúdos aprendidos ao longo do ano. “Estou feliz porque consegui terminar a prova todinha sem pedir ajuda. Acho bacana, porque ajuda a professora”, conta.

Educa Macapá
A avaliação formativa é uma das diversas ações propostas pelo programa Educa Macapá, criado em 2021 para fortalecer todas as áreas da educação municipal após o período de ensino remoto durante a fase mais grave da pandemia da Covid-19. A iniciativa é realizada em cooperação com a Associação Bem Comum (ABC).

As ações são baseadas nas experiências de sucesso efetuadas no município de Sobral, no Estado do Ceará. Em 12 anos, a cidade saltou para 4.6 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em relação aos primeiros anos do ensino fundamental.