Educa Macapá promove capacitação em novas metodologias para professores municipais

Durante o mês de agosto, mais de 550 profissionais da educação participaram de formações.

Por Léo Nilo - Secretaria Municipal de Educação

Professores do ensino fundamental participaram de capacitações na escola Esforço Popular | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Para garantir a qualidade e atualizar as metodologias de ensino utilizadas, a Prefeitura de Macapá promove uma série de capacitações para os professores do ensino fundamental. Neste sábado (27), o encontro aconteceu na escola Esforço Popular, reunindo mais de 120 profissionais da educação.

As formações fazem parte do Programa Educa Macapá, iniciativa que vem transformando a educação no município. O conteúdo abordado foi definido a partir dos resultados da primeira avaliação diagnóstica da rede municipal, realizada em março. A prova identificou os principais tópicos em que os estudantes têm dificuldade. Nas capacitações, os professores aprendem outros métodos para ensinar o assunto.

O professor da escola municipal Profª Guíta, João Guerreiro, é um dos novos profissionais convocados pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan, em 2021. Em pouco mais de um ano de atuação na rede, ele conta que já participou de três capacitações do programa, um reflexo da constante renovação.

“Ser professor está sendo muito gratificante. Em nosso trabalho, precisamos sempre passar por novas formações, para conseguir proporcionar uma qualidade melhor de conhecimento aos alunos”, explica.

Apenas durante o mês de agosto, mais de 550 professores participaram de formações do Educa Macapá. A articuladora do programa, Nádia Serique, afirma que este investimento é uma das estratégias importantes para garantir a qualidade de ensino nas salas de aula.

“O programa já promoveu capacitações com diversos profissionais da educação municipal, de gestores a coordenadores. A formação continuada é um dos nossos principais eixos, para que o professor possa utilizar melhor o material didático do programa”, explica.

Educa Macapá
O Programa Educa Macapá foi criado em 2021 pela Prefeitura, para fortalecer todas as áreas da educação municipal após o período de ensino remoto. A iniciativa é realizada em cooperação com a Associação Bem Comum (ABC).

As ações são baseadas nas experiências de sucesso efetuadas no município de Sobral, no Estado do Ceará. Em apenas 12 anos, a cidade saltou 4.6 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em relação aos primeiros anos do ensino fundamental.

Além da capacitação dos profissionais, o programa é composto por diversos eixos de atuação, como o acompanhamento constante da rotina das escolas por superintendentes e avaliações diagnósticas. Outras formações serão realizadas ao longo de todo o segundo semestre.