Dr. Furlan empossa 54 novos servidores e zera lista de candidatos no concurso da Educação de Macapá

Profissionais atenderão demandas das escolas municipais da capital.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

47 professores e sete pedagogos foram empossados para o quadro do município | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, empossou mais 54 candidatos aprovados no concurso da Educação. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (3) e zerou a lista de pessoas aptas aos cargos. O grupo é composto por 47 professores e sete pedagogos que solicitaram reclassificados no certame. Os profissionais reforçarão as equipes da rede municipal, nas turmas do maternal, pré-escolar e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Clique aqui para ter acesso ao cronograma de lotação dos servidores.

“Hoje é um dia especial, em que sonhos se tornam realidade. Firmamos um compromisso com a população de Macapá e, desde que assumimos, a Educação e geração de emprego tem sido prioridade na nossa gestão”, celebra Dr. Furlan.

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, deu posse aos servidores | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Nessa última chamada foram convocadas 84 pessoas, das quais 23 não compareceram ao chamamento público e sete foram consideradas inaptas. Ao todo, 615 candidatos foram convocados pelo Município em cinco chamadas realizadas ao longo de um ano e meio.

O professor Fábio Cardoso representou os servidores empossados na cerimônia e em seu discurso, ele relembrou emocionado toda a trajetória vivida pelo grupo de reclassificados. “Percorremos caminhos difíceis, mas nós nunca perdemos a esperança de que um dia nossa segunda convocação acontecesse. E esse dia chegou”, destaca.

Além da contratação de profissionais, a Prefeitura de Macapá também investiu na infraestrutura da educação, com a reforma de 23 escolas municipais que está orçada em mais de R$ 20 milhões. Recentemente, também foi assinada a ordem de serviço para a construção de duas escolas de tempo integral.

“Queremos fazer de Macapá uma capital educadora. Vamos buscar isso com todas as forças que temos. Vocês vêm para que possamos cumprir essa missão tão importante”, afirmou o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.

Durante este ano, a área da educação na capital também avançou com a inauguração da Creche Tio Soró, na Fazendinha, com capacidade de atendimento para 220 crianças de 1 a 3 anos; e a Coração Azul, primeira clínica-escola voltada ao atendimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Chamadas
Em menos de 1 ano e meio, Dr. Furlan já realizou 615 convocações de candidatos habilitados do concurso da Educação. A 1ª chamada ocorreu no dia 28 de abril de 2021 e foi direcionada a 250 professores e 10 pedagogos, somando 260 profissionais. A 2ª chamada foi realizada no dia 16 de julho de 2021, para mais 50 professores, 5 pedagogos e 2 administradores, em um total de 57 candidatos.

Na 3ª chamada, ocorrida em 20 de agosto de 2022, o cargo de psicólogo foi zerado. Na ocasião, foram convocados 159 candidatos, sendo 140 professores, 10 pedagogos e 9 psicólogos. Durante a 4ª chamada, a lista de classificados para o cargo de professor foi encerrada, com a convocação dos últimos 55. Nesta 5ª e última chamada, o município convocou também os reclassificados para o cargo de professor. Com 75 professores e 9 pedagogos convocados, quando foi encerrado em definitivo o concurso da educação para o cargo de professor.

Novos servidores da educação durante a posse | Foto: Adevaldo Cunha/PMM