Entenda como funciona o atendimento na Clínica-escola Coração Azul, em Macapá

Espaço é o primeiro centro especializado em crianças autistas de Macapá.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Espaço atende 200 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede municipal de Educação | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

A Clínica-Escola Coração Azul foi inaugurada maio de 2022 e já se tornou referência no atendimento dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede municipal de ensino. O espaço é o primeiro centro especializado em serviços educacionais e clínicos de crianças autistas, e atende 200 alunos que vão do maternal ao 5º ano do ensino fundamental com uma equipe multiprofissional.

As crianças atendidas foram selecionadas a partir de critérios de vulnerabilidade, dando prioridade aos estudantes ainda sem diagnóstico conclusivo. A partir da seleção, o paciente passa por um período de acolhimento, recebendo atendimento com todos os profissionais do centro.

Nas consultas, o estudante é avaliado e a equipe consegue determinar como será o fluxo de atendimento. A secretária escolar da Coração Azul, Sila Ferreira, explica que essa etapa inicial é essencial para garantir que todas as demandas do aluno sejam atendidas.

“Autismo é um espectro e a Coração Azul reflete essas diversas necessidades. Cada estudante tem um cronograma único, que é elaborado por nossa equipe. O fluxo leva em conta o grau de TEA, os atendimentos anteriores e até mesmo os horários escolares”, explica a secretária.

Com os dados coletados no período de acolhimento, a equipe constrói o cronograma semanal de consultas, um documento que é personalizado para cada indivíduo. Para as crianças sem diagnóstico fechado de TEA, o objetivo do atendimento é chegar até a conclusão do laudo. Já para os estudantes que chegam a Coração Azul com o diagnóstico de autismo, o objetivo é estimular os processos cognitivos e comportamentais, para reduzir possíveis prejuízos.

No espaço também são disponibilizados serviços de odontologia, musicoterapia, nutrição, educação física, entre outros. Elizabete Aguiar é uma das psicólogas do centro e reitera que, em todos os casos, o tempo de atendimento é longo e necessita do apoio e envolvimento familiar.

“Os responsáveis pela criança convivem com ela desde sempre. Por isso nós os convidamos a participar de todas as etapas do processo. O plano é, no futuro, também estender o atendimento terapêutico a eles”, informa a psicóloga.

Os serviços na clínica-escola continuam no período de férias escolares para os 200 estudantes selecionados.

Coração Azul
A Clínica-Escola Coração Azul é o primeiro centro educacional e clínico especializado em TEA de Macapá. A Prefeitura já estuda implantar outras unidades em diversos pontos da cidade a fim de promover maior cobertura aos estudantes com autismo das escolas municipais.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.

Clínica-escola Coração Azul foi inaugurada em maio | Foto: Rogério Lameira/PMM

Saiba mais:
‘Se a Coração Azul não existisse seria muito mais difícil’, conta pai de criança atendida pela 1ª Clínica-Escola para autistas de Macapá
Em Macapá, Clínica-escola Coração Azul completa uma semana de atendimento com foco no diagnóstico dos alunos
Clínica-escola Coração Azul inicia testes para atendimentos de crianças com TEA em Macapá
Em Macapá, Dia do Orgulho Autista é comemorado com arraial na Clínica-escola Coração Azul
Dr. Furlan inaugura primeira Clínica-escola Coração Azul para alunos autistas de Macapá