Em Macapá, Clínica-escola Coração Azul completa uma semana de atendimento com foco no diagnóstico dos alunos

Crianças em maior vulnerabilidade e sem laudo receberam prioridade.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Atendimentos de crianças com autismo iniciaram nesta semana | Foto: Ingra Tadaiesky/Semed

A atenção e o cuidado são fatores importantes para o desenvolvimento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e durante esta semana, os primeiros estudantes selecionados para a Clínica-escola Coração Azul, localizada no centro da cidade, começaram a ser atendidos. 

As atividades no espaço são realizadas de forma conjunta entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa). A unidade conta com uma equipe multiprofissional de atendimento especializado, composta por odontólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e psicopedagogos, entre outros, garantindo a extensão da rede de proteção e acolhimento no contraturno escolar. 

A confeiteira Patrícia dos Santos é mãe de Luciano, de 5 anos. Ela conta que aguardava ansiosa pelo início dos atendimentos e diz que já percebeu resultados positivos no comportamento do filho.

“Eu estava muito ansiosa por esse atendimento e está sendo ótimo. São os primeiros dias dele aqui e ele já ama vir para cá. A animação dele me deixa emocionada”, declara Patrícia.

Patrícia dos Santos se emociona ao ver o filho com a equipe da clínica-escola | Foto: Ingra Tadaiesky/Semed

O serviço prevê o atendimento total de 200 estudantes. As crianças selecionadas são de todos os níveis de ensino ofertado na rede municipal de Educação, contemplando estudantes do maternal ao 5° ano. O critério utilizado para a seleção foi a maior situação de vulnerabilidade.

O laudo com diagnóstico de autismo garante uma série de direitos. As crianças que não possuem o diagnóstico de TEA fechado, e que não fazem nenhum tipo de tratamento, estão tendo prioridade no atendimento.

“Eu confio muito que aqui nós vamos conseguir fechar o diagnóstico dele, é disso que estamos em busca e tenho fé que em breve iremos conseguir”, enfatiza a confeiteira.

Clínica-escola Coração Azul
É o primeiro centro educacional e clínico especializado em TEA de Macapá e a Prefeitura já estuda implantar outras unidades na cidade para promover maior cobertura aos estudantes com autismo das escolas públicas municipais. A ideia é que outros centros sejam inaugurados, em diversos pontos da cidade. 

O pequeno Luciano, de 5 anos, está recebendo acompanhamento no contraturno da escola | Foto: Ingra Tadaiesky/Semed