Em Macapá, Dia do Orgulho Autista é comemorado com arraial na Clínica-escola Coração Azul

Programação aconteceu na clínica-escola Coração Azul, em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

As crianças atendidas pela clínica-escola tiveram manhã de atividades no centro | Foto: Ingra Tadaiesky/Semed

Neste sábado (18), cerca de 40 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) puderam participar de uma programação especial promovida pela Prefeitura de Macapá, na Clínica-escola Coração Azul. O “Arraiá do Orgulho Autista” contou com atividades recreativas e orientações com profissionais do centro.,

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, e a primeira-dama, Rayssa Furlan acompanharam toda a programação. “Estamos comprometidos em melhorar a qualidade de aprendizado de todas as crianças de Macapá, sem fazer distinções. A Coração Azul é apenas a primeira unidade de várias que virão”, ressaltou o prefeito, na ocasião.

Comidas típicas e muitas brincadeiras embalaram toda a festa. As crianças participaram de atividades motoras, odontológicas e musicais, coordenadas pela equipe multiprofissional da clínica.

De acordo com a mãe do estudante Zayan Douglas, Letícia Pontes, este ano a comunidade autista de Macapá tem muito o que celebrar. Com a inauguração da clínica-escola, em maio, as crianças podem contar pela primeira vez com um atendimento adequado.

“Estou muito confiante com o desenvolvimento do meu filho, agora que ele frequenta a clínica-escola. É meu primeiro filho autista e ainda estou descobrindo muitas coisas, mas sei que, com esse espaço, terei muita ajuda”, comenta a mãe.

Incluir a população autista em todas as etapas escolares faz parte dos esforços contínuos da Prefeitura de Macapá, como ressalta o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.

“A clínica-escola Coração Azul é uma força tarefa que proporciona todos os atendimentos que a criança com TEA precisa. Essa manhã de brincadeiras exemplifica nosso compromisso com a inclusão e bem estar das crianças”, afirma o secretário.

O Dia Mundial do Orgulho Autista é celebrado todo 18 de junho e marca a comemoração da identidade neurodivergente e conscientiza para que a sociedade não coloque esse público à margem.

A clínica-escola Coração Azul é o primeiro centro educacional e ambulatorial especializado em crianças autistas da capital. O espaço fica localizado na Av. Procópio Rola, nº 1176, bairro Central.

Confira como foi o “Arraiá do Orgulho Autista”:

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação