Em Macapá, mulheres são orientadas para prevenir obesidade desde a infância

Público feminino receberá orientação sobre a importância de uma alimentação saudável e balanceada.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Cuidar da alimentação evita o desenvolvimento da obesidade | Foto: Abel Neto/PMM

Na terça-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promove uma palestra direcionada a prevenção da obesidade em mulheres e crianças. A ação, que faz parte da programação “Elas em Movimento”, da Prefeitura de Macapá, será realizada na Escola Eunice das Chagas, no bairro Pacoval, das 8h às 12h.

Elas receberão orientação sobre a importância de uma alimentação saudável e balanceada para a saúde, além disso, será debatido doenças ocasionadas pela obesidade, que é considerada pelo Ministério da Saúde um dos maiores problemas de saúde pública do município.

“A obesidade afeta a qualidade de vida das pessoas, se não tratada precocemente acarreta problemas graves tanto para os adultos, quanto para as crianças. A intenção do nosso trabalho é conscientizar sobre a importância desses cuidados e evitar doenças como: diabetes, hipertensão, insônia, ansiedade, depressão, entre outras”, esclarece Luíny Lobato, diretora do departamento de Promoção à Saúde.

Obesidade
É uma doença crônica que tem tratamento. Caso não tratada pode evoluir para estágios mais graves da doença. Doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer são riscos apontados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O tratamento é realizado através da mudança de hábitos, reeducação alimentar, conciliado com a prática de exercícios físicos.

Elas em Movimento
Durante todo o mês de março, a prefeitura realizará ações voltadas às mulheres. São eventos de saúde, esportivos e culturais que ocorrem em vários pontos da capital. No dia 12, uma grande ação será promovida no Complexo do Araxá. Será um dia de apresentações musicais, torneios esportivos e atendimento de saúde.