Em Macapá, 480 pessoas foram atendidas em ações de combate e prevenção à hipertensão

Atendimentos foram realizados em sete unidades de saúde da capital.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) intensificou ações de prevenção e combate à hipertensão arterial desde 26 de abril, dia nacional de controle da doença. Durante os atendimentos, 480 pessoas receberam serviços como exames laboratoriais, testes rápidos, verificação de glicemia e pressão arterial, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), além de orientações sobre saúde e qualidade de vida.

Os atendimentos ocorreram até esta sexta-feira (6) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Pedro, Raimundo Hozanan, Perpétuo Socorro, Macapaba, BR-210 e Marcelo Cândia, com o objetivo de alertar sobre os riscos da hipertensão, além de indicar suas formas de prevenção e tratamento.

A dona de casa Zarife Rabelo, de 63 anos, aproveitou a programação para se consultar e realizar exames para monitorar sua saúde.

“Essas ações da Prefeitura são muito válidas e importantes porque tenho a oportunidade de cuidar da minha saúde recebendo vários atendimentos em apenas um dia”, destaca. 

Zarife Rabelo durante aferição de pressão arterial na UBS Marcelo Cândia | Foto: Abel Neto/PMM

A diretora do departamento Equidade no Cuidado da Semsa, Tatiane Flexa, explica que a hipertensão arterial é uma doença crônica que eleva os níveis da pressão sanguínea nas artérias e faz com que o coração exerça um esforço maior do que o normal para distribuir o sangue pelo corpo.

“A Semsa está reforçando as ações educativas para recomendar que a população adote hábitos saudáveis que possam impedir o desenvolvimento dessa doença, como praticar atividades físicas regularmente, parar de fumar, consumir alimentos com baixo teor de sal, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, diminuir o estresse, entre outras medidas”, frisa.

A hipertensão também é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Durante o ano inteiro, as UBSs ofertam à população informações e tratamento da doença de forma gratuita.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde

Durante as ações, 480 pessoas foram atendidas | Foto: Abel Neto/PMM