Consultas e testes rápidos fazem parte de programação de prevenção à hipertensão arterial, em Macapá

Ação acontece em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril.

Por Maison Brito* - Secretaria Municipal de Saúde

Todas as UBSs de Macapá oferecem o serviço de aferição de pressão arterial | Foto: Arquivo Semsa /PMM

Consultas, exames laboratoriais, testes rápidos, orientações físicas e atendimentos psicológicos e nutricionais fazem parte da programação especial da Prefeitura de Macapá voltada à prevenção e combate à hipertensão arterial. A iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) será realizada em quatro Unidades Básicas de Saúde da capital.

A programação inicia na quinta-feira (28), na UBS Macapaba, localizada na zona norte de Macapá. De 8h as 12h, serão ofertados cadastramento de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, atendimentos de enfermagem e psicológicos, exames laboratoriais, testes rápidos, palestras e verificação de glicemia e pressão arterial.

Na sexta-feira (29), das 8h às 12h, as UBSs São Pedro, no bairro Beirol, e Raimundo Hozanan, no Muca, estarão oferecendo consulta médica, exames laboratoriais e verificação de glicemia para usuários que apresentam hipertensão associada a diabetes.

Já na UBS Marcelo Cândia, a programação acontece no dia 6 de maio, das 8h às 12h. Serão disponibilizados serviços de aferição de pressão arterial, orientações de prática de atividade física e atendimentos nutricionais, odontológicos e psicológicos.

Combate à hipertensão
A hipertensão arterial provoca o estreitamento das artérias e faz com que o coração precise bombear o sangue com mais força para impulsionar por todo organismo. Os indivíduos considerados hipertensos apresentam pressão igual ou maior que 140 por 90.

A hipertensão geralmente é silenciosa e pode acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos. Em Macapá, todas as Unidades Básicas de Saúde disponibilizam o serviço de aferição de pressão. Se houver necessidade, o paciente é encaminhado para a atenção secundária.

As principais complicações da doença são Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio. Outros fatores também devem ser observados, como, obesidade, histórico familiar e estresse.

A adoção de hábitos saudáveis auxilia na prevenção, como destaca a diretora do departamento municipal de Equidade no Cuidado, Tatiane Flexa. “O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão. Por isso, a alimentação saudável é fundamental”, finaliza.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde