Cerca de 500 estudantes se preparam para a próxima fase da 1ª Olimpíada de Matemática de Macapá

Ao todo, 2 mil estudantes realizaram a prova inicial; segunda etapa inicia nesta quinta-feira (11).

Por Ingra Tadaiesky* - Secretaria Municipal de Educação

Heloísa Vilhena, estudante da Emef Elita Nunes Melo | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Cerca de 500 estudantes da rede municipal de ensino foram classificados para a segunda etapa da 1ª Olimpíada de Matemática, que começa nesta quinta-feira (11) e segue até 17 de agosto, em formato híbrido.

Mais de 2 mil alunos de 54 escolas do município participaram da primeira fase, realizada no mês de maio. A final será nos dias 30 e 31 de agosto, de forma presencial, e os vencedores serão premiados com smartphones, certificados e troféus.

Heloísa Vilhena, 7 anos, é estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elita Nunes Melo e participou do campeonato na modalidade on-line, através do aplicativo Matematicando. A menina está confiante na sua trajetória rumo à vitória.

“Eu achei a prova fácil porque a professora já tinha ensinado os assuntos pra gente. Amei a experiência. Agora eu gosto muito mais de matemática”, diz a estudante, que passou para a semifinal.

Michelany Vilhena é mãe da competidora e conta a dedicação que a filha teve na preparação para a prova. “Foi muito bom, ela se esforçou muito. Quando a professora passou o treino on-line, ele funcionava por níveis e em pouquíssimo tempo, ela chegou no nível 10”, disse a mãe, orgulhosa.

As provas foram disponibilizadas pelo aplicativo para celular e de forma presencial, em sala de aula. Igor Yori, 11 anos, realizou o exame presencialmente e conta como foi a experiência. “A prova foi mais ou menos difícil, mas eu estudei muito para ela”, revelou.

Igor acertou todas as questões em apenas 11 minutos e garantiu sua classificação para a segunda fase. “Acho que é um conjunto de fatores que fez com que ele se desse bem nessa prova: o incentivo que nós [pais] procuramos dar para ele, e também a professora que ensina de forma excelente os conteúdos”, contou Igor Vasconcelos, pai do estudante.

A Olimpíada tem o objetivo de incentivar os estudantes a desenvolver o interesse pela matemática de maneira divertida. Maciel de Sousa é professor da Emef Elita Nunes Melo e conta que o processo da primeira fase do torneio foi gratificante.

“Quando nós pegamos os dados educacionais do Amapá de modo geral, nós notamos um déficit grande com relação à matemática. Então, essa iniciativa é muito importante porque incentiva o estudante a buscar esse conhecimento e, consequentemente, os índices de aprendizado melhoram”, explica o professor.

Maciel de Sousa é professor da Escola Municipal Elita Nunes Melo | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

As semifinais da 1ª Olimpíada de Matemática da rede municipal iniciam nesta quinta-feira (11). Até o dia 17 de agosto, os estudantes classificados na primeira etapa poderão realizar a prova, em formato impresso ou digital. Cinco estudantes de cada ano escolar irão prosseguir para a etapa final, no fim de agosto.

Edutech Amazon
A Olimpíada de Matemática faz parte do pacote de ações do Programa Edutech Amazon, lançado em 2021 pela Prefeitura de Macapá, como uma das estratégias do Educa Macapá. A iniciativa traz para as salas de aulas o lúdico, a tecnologia e estratégias de ensino baseadas em conceitos neurolinguísticos.

O Edutech Amazon é fruto de contrato com a empresa paraense Inovações Tecnológicas de Impacto na Educação (Inteceleri), no valor de R$ 1,3 milhão, pago com verbas do tesouro municipal e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além da Olimpíada de Matemática, o programa traz para a rede municipal óculos de realidade virtual feitos a partir da fibra de buriti, bem como o pacote de recursos Google Workspace.

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.

Mais de 500 estudantes foram classificados para a segunda fase do torneio | Foto: Léo Nilo/PMM

Saiba mais
Prefeitura de Macapá lança 1ª Olimpíada de Matemática para estudantes da rede municipal
Em Macapá, 54 escolas municipais participam da 1ª Olimpíada de Matemática
Atividades recreativas, reencontros, prédios novos marcam volta às aulas nas escolas municipais de Macapá
Cerca de 22 mil alunos do ensino fundamental de Macapá serão beneficiados com plano de recomposição de aprendizado
Educação 4.0: Prefeitura de Macapá investe em inovação e tecnologia para elevar índices; conheça os projetos