Em Macapá, 54 escolas municipais participam da 1ª Olimpíada de Matemática

Torneio inicia nesta sexta-feira (3), e terá a participação de mais de 2 mil estudantes.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Evento mobiliza 54 escolas da rede municipal | Foto: Léo Nilo/PMM

Nesta sexta-feira (3), mais de dois mil estudantes da rede municipal participam da primeira etapa classificatória da 1ª Olimpíada de Matemática de Macapá. A iniciativa da Prefeitura é inédita, e mobiliza estudantes do 1º ao 5º ano, de 54 escolas de ensino fundamental.

Nessa etapa, as crianças podem participar de forma on-line, através do jogo Matematicando. A versão impressa será disponibilizada aos estudantes que não possuem celular ou acesso à internet. Os competidores deverão responder a questões de raciocínio e cálculos, de acordo com o nível de cada um.

Através da avaliação, cada escola selecionará um estudante por ano de ensino para participar da semifinal, que será realizada após o período das férias. Na final da Olimpíada de Matemática, haverá premiação de medalhas e um smartphone.

O campeonato faz parte da estratégia adotada pelo Município para incentivar o aprendizado da disciplina de um jeito leve e divertido. A olimpíada está dentro das ações do Edutech Amazon, vinculado ao programa Educa Macapá.

“A matemática é de grande importância para o município de Macapá, pois a partir dos bons índices da disciplina, nós conseguimos indicadores elevados para a rede municipal de ensino”, explica o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.

Olimpíada de Matemática faz parte do programa Educa Macapá | Foto: Divulgação/Inteceleri

Edutech Amazon
Lançado em 2021 pela Prefeitura de Macapá, o programa traz para a sala de aula o lúdico, a tecnologia e estratégias de ensino baseadas em conceitos neurolinguísticos. Ele é realizado dentro de outro programa educacional, o Educa Macapá.

O Edutech Amazon é fruto de contrato com a empresa paraense Inovações Tecnológicas de Impacto na Educação (Inteceleri), no valor de R$ 1,3 milhão, pago com verbas do tesouro municipal e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além da Olimpíada de Matemática, o programa traz para a rede municipal óculos de realidade virtual feitos a partir da fibra de buriti, bem como o pacote de recursos Google Workspace.

Município também utiliza óculos de realidade virtual para ajudar no aprendizado da matemática | Foto: Léo Nilo/PMM

Confira as etapas da 1ª Olimpíada de Matemática de Macapá:

1ª FASE
Período: 30 de maio a 4 de junho
Formato: híbrido
Os estudantes farão as primeiras atividades do campeonato, por meio do aplicativo para smartphone chamado Matematicando. Essa fase será feita na modalidade on-line, com estudantes que possuem acesso à internet, e de forma impressa, para quem não tem celular ou acesso à internet.
Divulgação dos classificados: 8 de junho

TREINAMENTO
Período: 2 a 12 de agosto
Período reservado para treinar os estudantes após as férias escolares. Professores irão realizar testes com os estudantes que se classificaram na 1ª etapa, como preparativo para a 2ª etapa da competição.

2ª FASE
Período: 15 a 19 de agosto
Formato: híbrido
As atividades serão realizadas pelos estudantes da mesma maneira que na fase anterior. Com um grau de dificuldade superior, cada estudante terá que subir de nível no jogo, realizando cálculos matemáticos e de raciocínio.
Divulgação dos classificados: 24 de agosto

3ª FASE
Período: 30 e 31 de agosto
Formato: presencial
A última etapa da competição reunirá em um só lugar, todos os estudantes classificados até o momento. A final terá a presença dos professores e diretores, pais e/ou responsáveis, que acompanharão os vencedores no recebimento da premiação, que contará com smartphones, certificados e troféus.