Cerca de 34 mil alunos retornam às escolas da rede municipal de ensino em Macapá

Aulas iniciam nesta segunda-feira (7), em 98 unidades de ensino na capital.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Aulas iniciam nesta segunda-feira (7), em Macapá | Foto: Lázaro Gaya/PMM

Cerca de 34 mil estudantes da rede municipal de ensino em Macapá devem retornar para a sala de aula nesta segunda-feira (7). O ano letivo de 2022 começa nas 98 escolas com reforço nos protocolos de saúde, e novidades nas metodologias de aprendizado.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) conta com mais de 3,8 mil servidores espalhados nas unidades de educação infantil e ensino fundamental das áreas urbanas, rurais, quilombolas e creches. Robótica, óculos de realidade virtual e outras tecnologias serão desenvolvidas ao longo dos 200 dias letivos.

As escolas intensificaram as manutenções, os serviços variaram de pinturas e ornamentações, à instalação de novos equipamentos e abastecimento de merenda escolar. Algumas unidades que estão passando por reformas totais ou parciais em sua estrutura, terão aulas no modo remoto, com acompanhamento virtual do estudante, ou no formato híbrido, com rodízio de turmas no presencial e virtual. As obras devem durar 45 dias.

A Prefeitura de Macapá tem reforçado a formação continuada para todos os profissionais que atuam nas escolas, sejam eles auxiliares, merendeiras, diretores, professores, pedagogos, entre outros.

“Essas ações são muito importantes, pois assim conseguimos elevar a um patamar moderno e inovador, os mais diversos serviços que são realizados dentro das escolas. Este ano iremos intensificar essas ações e, sem dúvida, vamos colher bons frutos”, diz o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.

Rede Municipal
Dentro da rede municipal de Educação são oferecidas as modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial. São ofertadas turmas da educação infantil, do maternal à pré-escola, e ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, com responsabilidade dividida entre Estado e Município. Em 2022 a prefeitura pretende avançar com a municipalização de todas as escolas públicas que ofertam o fundamental dentro do território de Macapá.

Ações Pedagógicas
O planejamento de 2022 inclui o desenvolvimento de atividades dos programas Educa Macapá, Criança Alfabetizada, Educação e Empreendedorismo, Tempo de Aprender, Edutech Amazon, dentre outros. Ações inclusivas também integram a estratégia de ensino, como o Programa de Alimentação Inclusiva (PAI) e a sala bilíngue, que adequa o sistema alimentar e educacional da rede aos estudantes com necessidades especiais.

Rede municipal conta com 98 escolas preparadas para o ano letivo | Foto: Arquivo/PMM