Escolas da rede municipal de Macapá recebem últimos ajustes para a volta às aulas

Os serviços que estão sendo realizados variam de pinturas e ornamentações, a instalação de novos equipamentos e abastecimento de merenda escolar.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Emef Ana Cristina Ramos Brito | Foto: Adelvado Cunha/PMM

A Prefeitura de Macapá está em contagem regressiva para o início do ano letivo 2022 na rede municipal de ensino, marcado para segunda-feira (7). As escolas estão fazendo os últimos ajustes para receber os alunos. São serviços de pintura, ornamentação, instalação de novos equipamentos e abastecimento da merenda escolar.

Animados, a equipe da Escola Municipal de Ensino Infantil Ana Cristina Ramos Brito, no bairro Perpétuo Socorro, já preparou cartazes, decoração das salas, revitalizou o jardim, instalou novos bebedouros e reabasteceu o estoque para a merenda escolar.

“Arroz, feijão, charque, frango, carne vermelha. Temos de tudo um pouco para tornar o horário do intervalo nutritivo para favorecer a aprendizagem. Temos recebido orientações da equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação [Semed] e vamos sempre ofertar alimentação de qualidade aos estudantes”, reforça o diretor da escola, José Roberto.

Estoques de merenda das escolas foram reabastecidos | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Em toda a rede municipal, a primeira semana é de acolhimento dos estudantes e servidores. As 98 unidades de ensino e a Semed investiram em itens de higiene, como dispensadores de álcool em gel, face shield e termômetros.

“As crianças estão voltando das férias, após dois anos complicados por conta da pandemia. Estamos orientando cada diretor a dar o melhor de si nesta retomada, pois nossas escolas sempre devem ser espaços seguros, acolhedores, que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem”, destaca o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.

O planejamento da Semed para a volta às aulas inclui participação de 100% dos estudantes nas escolas a partir de 7 de março. Em algumas unidades que estão passando por reformas totais ou parciais em sua estrutura, as aulas poderão ser realizadas de modo remoto, com acompanhamento virtual do estudante, ou no formato híbrido, com rodízio de turmas no formato presencial e virtual.