Dando continuidade à programação do “Março Lilás”, na manhã desta quinta-feira (9) a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou na Unidade Básica de Saúde(UBS) Marcelo Cândia, ação voltada às mulheres. O objetivo é facilitar o acesso aos serviços de saúde como forma de conscientização da importância dos cuidados na prevenção de doenças.
Março Lilás marca o mês de conscientização e combate ao câncer de colo de útero. Durante o mês das mulheres, a Semsa vem realizando ações voltadas para saúde feminina e momentos de relaxamento, como forma de incentivar e alertar as mulheres sobre a necessidade dos exames de rotina.
A lojista Aline dos Santos, moradora do Loteamento Açaí, na Zona Norte, aproveitou para se consultar com o clínico geral e receber assistência do CadÚnico. “ Acho muito válida a facilitação desses atendimentos. Para quem trabalha ou mora longe é algo muito bom porque é um acesso rápido a consultas necessárias”, contou.
A manhã também foi proveitosa para a doméstica Alcione Ferreira, 46 anos, ela utilizou a atividade para receber atendimento em alguns dos serviços oferecidos. “Pra mim tá maravilhoso. Não tenho muito tempo para marcar consulta e hoje consegui ir no dentista, clínico geral e vou aproveitar para fazer o exame de PCCU”, pontuou Alcione.
O PCCU é uma forma de detecção do câncer do colo de útero, realizando o exame é possível diagnosticar a doença no estágio inicial para começar o tratamento com maior agilidade possível. O procedimento deve ser realizado por mulheres a partir de 25 anos com a vida sexual ativa e pode ser feito anualmente como forma de prevenção.
Algumas medidas para não contrair Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) também são indicadas como forma de prevenção contra o câncer do colo de útero. O HPV é uma IST responsável por causar o câncer do colo. Para se prevenir dessa infecção, a utilização do preservativo é a melhor alternativa de cuidado.
Ingrid Araujo, médica generalista responsável pelos atendimentos durante a ação, alerta: “A importância da realização do PCCU é justamente para ocorrer o tratamento precoce no caso de detectar da doença, para assim evitar o agravamento do câncer de colo de útero, que traz consigo diversas sequelas”, ressaltou a profissional.
A ação contou com atendimentos com ginecologista, dentista, fisioterapia e clínico geral. Também foram ofertados testes rápidos de ISTs, vacinação, auriculoterapia, ventosaterapia, assistência para o CadÚnico, inscrição para cadastro de tarifa social de energia e coleta para exame de HPV, para homens e mulheres, entre 16 e 25 anos.
“A saúde feminina precisa de um olhar especial. Durante a campanha “Março Lilás” estamos com uma programação com vários momentos voltados para a divulgação do conhecimento e informação sobre a prevenção dessas doenças”, ressaltou Thayana Sousa, coordenadora da Saúde da Mulher.
Giovane Brito* – Estagiário sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde