Serviços diversos e em um só lugar atrai público feminino na ação voltada para a Saúde da Mulher

Atendimentos voltados ao público feminino continua nesta sexta-feira, 3, na UBS Infraero 2

Por Rafaelli Marques - Secretaria Municipal de Saúde

Ação contou com consultas médicas, exames e testes rápidos | Foto: Renato Costa/Semsa

Nesta quinta-feira(2) aconteceu o primeiro dia da ação de saúde para o público feminino na Unidade Básica de Saúde(UBS) Infraero 2. Essa ação também vai acontecer amanhã, sexta-feira (3) com oferta de consultas médicas com clínico geral e ginecologista, coleta de PCCU, mamografia, vacina e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis(ISTs), auriculoterapia e massagem.

Quem aproveitou esse primeiro dia de ação foi a professora Diná Reis, de 54 anos, moradora do bairro Santa Rita. Ela se deslocou até a UBS por causa da oportunidade de receber todos os atendimentos médicos em um só dia.

“Eu peguei o endereço e corri aqui. A gente que trabalha tem muita dificuldade pra tá se cuidando, com essa ação eu posso fazer tudo isso só num dia. É muito importante porque, assim como eu, tem muitas mulheres que trabalham e elas têm essa dificuldade de se deslocar do seu local de trabalho”, disse Diná.

Outra mulher que aproveitou o momento foi a agente comunitária de Saúde, Rivalene Silva. Ela diz ter ficado muito contente com os procedimentos que fez.

“A gente é dona de casa e trabalha fora. Não tem muito tempo pra nós. Eu já fiz auriculoterapia e massagem. Tô muito feliz e contente por esse dia hoje”, contou a agente.

Essa ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Macapá com o Hospital de Amor, alusiva ao mês da mulher e ao Março Lilás, que conscientiza quanto a prevenção e combate do câncer do colo do útero.

Durante esse mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde(Semsa) vai promover outras ações voltadas para a saúde da mulher, como explica a subsecretária de Assistência em Saúde, Alessandra Reis.

“A Secretaria Municipal de Saúde resolveu, através da Coordenação de Saúde da Mulher, estender a programação para o mês todo, destinar o mês de março para a mulher, para a prevenção do câncer de mama e do câncer de útero. Precisamos expandir e dar total atenção à saúde da mulher”, pontuou a gestora.

Ação Saúde da Mulher na UBS Infraero II

Para receber atendimentos na ação que continuará nesta sexta-feira (3), na UBS Infraero II, é necessário apresentar os documentos de RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.