Manhã com serviços de saúde e relaxamento marcam Dia Internacional da Mulher

Clínico geral, psicólogo e dentista são alguns dos atendimentos ofertados durante o evento

Por *Giovane Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Ação destinada para saúde feminina| Foto:Renato Costa/ Semsa

Manhã com muita música e celebração marcou a ação de saúde voltada para as mulheres do município de Macapá. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Hospital do Amor, realizou nesta quarta-feira (8) atendimentos e práticas de relaxamento em homenagem ao Dia das Mulheres, no Hospital do Amor, Zona Norte de Macapá.

A ação aconteceu em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, oficialmente comemorado no dia 8 de março. Pensando nisso, a programação, voltada para saúde feminina, tem o intuito de facilitar o acesso a serviços de saúde.

A doméstica Maria D’ávila, de 58 anos, após realizar o exame de mamografia, recebeu no resultado alterações na mama e para começar o acompanhamento aproveitou a manhã para receber um atendimento mais acolhedor. “Estou achando muito boa essa ação, parece algo simples, mas aqui salva a vida de muitas mulheres”, relatou.

Quem também aproveitou o evento para fazer consulta de rotina com clínico geral foi a artesã Daniele Silva, de 20 anos. “O atendimento aqui foi muito rápido e é bom saber que eles estão com esse olhar voltado para nossa saúde. Essa programação chegou em uma boa hora”, pontuou a artesã.

A Semsa organizou um planejamento para o mês de março, marcado pela campanha de conscientização e combate ao câncer de colo de útero. Pensando nisso, uniu forças com o Instituto de Prevenção Hospital do Amor, que trabalha na prevenção e acompanhamento do câncer de mama e do colo do útero em Macapá. Essa parceria tem por objetivo realizar ações para oferecer um cuidado humanizado para as mulheres.

“A articulação com a Prefeitura de Macapá é muito importante para realizar eventos como esse. Estamos buscando somar forças para ofertar uma ação completa para o público feminino do município”, conta a enfermeira do Hospital de Amor, Laís Barros.

O evento contou ainda com café da manhã para as mulheres e música ao vivo. Para a saúde foram disponibilizados exames de mamografia, triagem para inserção do DIU, coletas de exames, vacinas, teste rápido de covid-19 e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), relaxamento com auriculoterapia e massagem. Também foram ofertados atendimentos com clínico geral, psicólogo e atendimento odontológico.

“Ofertamos serviços para facilitar e mostrar pra população feminina que o município tem essa preocupação com a saúde delas. Escolhemos o mês de março por ser especial para as mulheres, por ser marcado pela campanha de prevenção do câncer do colo de útero, e hoje principalmente por ser dia das mulheres”, ressaltou Alessandra Reis, subsecretária municipal de Assistência em Saúde.