Animais em abrigo recebem vacinação antirrábica; saiba onde estão os pontos de vacinação fixos e itinerantes

Até esta sexta-feira (31) pontos itinerantes funcionam na Zona Norte. ONGs podem solicitar à SMVS que equipe vá até o local para que os animais abrigados sejam vacinados

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Cerca de 30 cães e gatos abrigados em uma Organização Não-Governamental (ONG) foram imunizados contra a raiva nesta quinta-feira (30). Veterinários e técnicos da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) seguem com o cronograma de vacinação ao longo da semana.

O diretor do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da SMVS, Carlos Nelson, falou da importância da iniciativa.

“Temos nossos pontos fixos e itinerantes semanais, em bairros diferentes. Como as ONGs e santuários abrigam alta quantidade de animais, ficaria difícil aos tutores levá-los aos pontos itinerantes, mesmo que estejam nos bairros próximos a essas instituições. É estratégia de inclusão das ONGs ao nosso cronograma vacinal da SMVS”, disse.

“É muito importante vacinar o animal contra a raiva, pois é uma doença transmissível aos seres humanos. Essa atitude de disponibilizar vacinas às ONGs nunca foi feita no nosso Estado. Quero agradecer imensamente ao prefeito Dr. Furlan e equipe. A causa animal está diferente”, destacou a presidente da ONG Vira-Lata, Flávia Lima.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde visa facilitar a logística para mais animais sejam imunizados | Foto: Jesiel Braga/PMM

O médico veterinário do município de Macapá, Fábio Mourão, esteve presente na Instituição e auxiliou as equipes do DVA. O servidor ressaltou que a prevenção à doença da raiva garante a saúde e o bem-estar dos animais e da população.

“A raiva é uma doença 99% letal, que é transmissível aos homens. Devemos vacinar os animais uma vez ao ano. Cães e gatos acima de três meses e que estejam saudáveis são aptos a tomarem essa vacina, que pode ser adquirida no Centro de Controle de Zoonoses ou na Vigilância Ambiental do Município”, ressaltou Mourão, sobre os pontos fixos.

O secretário Municipal de Vigilância em Saúde, Gilmar Domingues, reitera o compromisso com a comunidade macapaense e informa que os abrigos de animais podem solicitar à SMVS a inclusão da entidade ao cronograma vacinal.

Objetivo da Vacinação Antirrábica é garantir a saúde e o bem estar animal e humano | Foto: Jesiel Braga/PMM

Pontos de imunização

Até sexta-feira (31), dois pontos itinerantes estão na Zona Norte, das 9h às 13h, nos seguintes endereços:

• Avenida das Bacabas, 888, bairro Açaí, ao lado do Mini Box Santo Expedito;
• Rua das Oliveiras, Bairro Morada das Palmeiras, ao lado do Mini Box Eliane Variedades.

Tutores também podem levar os pets nos dois pontos fixos. Nesses, o atendimento é das 8h às 17h:

• Sede do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), na Alameda Campo Belo, 207, bairro Cabralzinho;
• Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Rodovia Josmar Chaves Pinto, s/n, bairro Vale Verde, bairro Fazendinha.

Em balanço divulgado pelo DVA, no ano de 2022 um total de 15.967 cães e gatos foram vacinados. Este ano, até o dia 24 de março, 799 animais foram imunizados.