Prefeitura de Macapá oferta atendimento inédito de saúde domiciliar para pacientes oncológicos

Programa "Melhor em Casa" fará acompanhamento semanal com equipe multiprofissional.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar | Foto: Arquivo/PMM

O programa “Melhor em Casa”, da Prefeitura de Macapá, iniciou o fluxo de atendimento para pacientes com câncer que fazem tratamento ou são acompanhados na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), do Governo do Estado.

A iniciativa inédita foi apresentada à equipe da Unacon, que ficou responsável em encaminhar os pacientes para triagem das equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do Município. O programa tem como objetivo diminuir a demanda hospitalar e o período de internação do paciente, caso ele esteja estável e com condições de ser acompanhado em casa.

Os atendimentos oferecem cuidados humanizados através da equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta, podendo contar também, com fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social, odontólogo e acompanhamento psicológico.

O coordenador do “Melhor em Casa”, Fernando Oliveira, explica que o contato com a Unacon foi feito para apresentar os atendimentos ofertados pelo programa e como será estabelecido a inclusão dos pacientes.

“Estamos fortalecendo a rede de assistência à saúde para que saibamos de fato, quem são esses pacientes, e atendê-los de forma eficiente, levando saúde de forma integral, cuidando não apenas da parte física, mas vendo quais são as outras necessidades desse paciente na parte social e psicológica”, explica Oliveira.

Entre os critérios para atendimento pelo SAD estão pacientes com necessidade de acompanhamento assíduo semanalmente, que possuam dispositivos invasivos como traqueostomia, sondas de alimentação ou cateter urinário, restritos parcial ou totalmente ao leito como pacientes atrofiados, com deficiências genéticas ou tetraplégicos em decorrência de traumas.

“É uma parceria muito importante para proporcionar qualidade de vida e dignidade aos pacientes oncológicos que estão acamados, principalmente aqueles internados que poderiam estar em casa. Com esse atendimento especializado, podem ter isso”, explica a responsável técnica pelo Serviço Social da Unacon, Elizete Oliveira.

Programa Melhor em Casa, da Prefeitura de Macapá, foi apresentado para a equipe da Unacon | Foto: Claudia Leão/PMM

Saiba mais
Pacientes acamados começam a receber atendimentos odontológicos em Macapá
Serviço de Atenção Domiciliar da Prefeitura inicia testagem rápida em pacientes acamados
Em Macapá, Serviço de Atenção Domiciliar planeja atividades para 2022