Serviço de Atenção Domiciliar da Prefeitura inicia testagem rápida em pacientes acamados

Equipes irão disponibilizar testagem a todos os pacientes acompanhados pelo serviço sendo, em média, quatro famílias por dia.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar em testagem

Iniciou nesta terça-feira (25) a testagem para identificação de infecção por coronavírus em pacientes atendidos pelas Equipes Multiprofissionais de Atendimento Domiciliar (Emad). Em função do aumento de casos da Covid-19 e de síndrome gripal na capital, as equipes estão fazendo exames nos pacientes acompanhados pelo serviço.

“Os pacientes e as demais pessoas da residência que testarem positivo receberão todas as orientações e atendimento da equipe de forma ágil, buscando impedir o agravamento do quadro”, diz o coordenador municipal do Serviço de Atenção Domiciliar, Carlos Bruno.

Durante a visita, os profissionais de saúde também orientam as famílias sobre os cuidados básicos para evitar a disseminação da Covid-19. A equipe alerta a população na busca da vacinação.

“Parte das pessoas que apresentam agravamento da doença são aquelas que não tomaram nenhuma dose do imunizante contra a Covid-19 ou que não completaram o esquema vacinal. Por isso ressaltamos a importância de estar imunizado e manter a higienização das mãos e do espaço, além do uso de máscara”, completa o coordenador.

A cuidadora Lizandra Valeria da Silva destaca a importância de receber as equipes de saúde em residência, especialmente neste período.

“Minha avó teve um AVC isquêmico e com isso a locomoção até uma unidade de saúde ficou impossível. Através da Emad ela recebe todo o atendimento dentro de casa evitando transtornos”, comentou.

Atendimento
Para receber atendimentos de saúde em casa é necessário que as equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF), Hospital, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) façam a solicitação da avaliação da equipe da Emad que atende a sua localidade.