Pacientes acamados começam a receber atendimentos odontológicos em Macapá

Serão realizados serviços de extração, raspagem e aplicação de flúor.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Paciente sendo atendido em domicílio  | Foto: Emad/Semsa

A Prefeitura de Macapá deu início, através do Serviço de Atenção Domiciliar, nesta quarta-feira (9), aos atendimentos odontológicos à pacientes acamados e domiciliados acompanhados pelas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad). O serviço é inédito para esses pacientes.  

A equipe de odontologia integra a Coordenadoria de Saúde Bucal. Eles irão realizar serviços de extração, raspagem e aplicação de flúor nos pacientes acamados, com o acompanhamento dos assistentes sociais das equipes. O atendimento em domicílio será realizado uma vez por semana, abrangendo quatro pacientes por equipe atendidas pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

“O trabalho é essencial para ampliar os atendimentos de saúde ofertados à população acamada. Desta maneira, trabalhamos também a prevenção e promoção da saúde bucal dessas pessoas”, explica o coordenador municipal do Serviço de Atenção Domiciliar, Carlos Bruno.

O coordenador de Saúde Bucal do Município, Patrick Alfaia, destaca que esse tipo de assistência irá contribuir para a qualidade de vida do paciente acamado.

“Sabemos que é difícil o acesso para aqueles pacientes que são acamados. O atendimento em casa evita riscos de exposição e proporciona um serviço mais humanizado”, ressalta.

Como receber o atendimento:
Para receber atendimentos de saúde em casa é necessário que as equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF), Hospital, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) façam a solicitação da avaliação da equipe da Emad que atende a sua localidade.