A partir deste segundo semestre letivo de 2022, a Prefeitura de Macapá vai implementar em 68 escolas de ensino fundamental, um pacote de ações inovadoras para recompor o aprendizado dos estudantes. O objetivo é preencher as lacunas deixadas pelo período de ensino remoto, identificadas na primeira avaliação diagnóstica realizada na rede municipal. A estratégia inclui capacitações para profissionais da Educação e novas metodologias de ensino para mais de 22 mil estudantes.
Durante a execução do plano de recomposição de aprendizagens, os estudantes revisarão os conteúdos e habilidades que não foram absorvidos com sucesso durante a pandemia. A metodologia será aplicada em aulas especiais que serão realizadas três vezes na semana.
A organização dos estudantes nas salas de aula levará em consideração o nível de alfabetização de cada um. Deste modo, os professores conseguirão trabalhar o processo educacional de maneira uniforme em cada turma.
O titular o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, explica que o plano é mais um exemplo do esforço da Prefeitura em elevar os índices educacionais no município.
“Esse é um momento decisivo para a Educação. Fizemos a avaliação diagnóstica no primeiro semestre e agora podemos planejar com precisão, utilizando estratégias modernas. Tenho certeza que vamos conseguir avançar no desenvolvimento educacional de nossos estudantes”, reforça.
Dulcicleia Madureira é diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sandra Tolosa. Ela diz que o período de ensino remoto afetou profundamente o processo de aprendizagem, o que gerou a necessidade de políticas que atendessem essa demanda.
“O reforço realizado pelos professores não é suficiente para suprir a necessidade dos estudantes. As avaliações e estratégias criadas especialmente para isso são muito bem-vindas. Dessa forma vamos superar essas dificuldades”, afirma.
Educa Macapá
O plano de recomposição de aprendizagem é mais uma das medidas implementadas através do programa Educa Macapá. Ele se junta a inúmeras estratégias efetuadas desde 2021, que transformam a Educação municipal.
O programa é feito em parceria com a Associação Bem Comum e toma como base boas práticas de gestão educacional que deram certo na cidade de Sobral (CE). A aplicação da avaliação diagnóstica foi uma das medidas do Educa Macapá, e agora permite a utilização de dados precisos para a elaboração de estratégias educacionais.
*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.