Provas medirão aprendizado na pandemia de 20 mil alunos do ensino fundamental em Macapá

Exames serão aplicadas nos dias 17 e 18 de março, e devem avaliar nível de aprendizado dos estudantes.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Provas serão realizadas nos dias 17 e 18 de março para alunos do ensino fundamental | Foto: Lázaro Gaya/PMM

Estudantes do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Macapá participam, nos dias 17 e 18 de março, de um exame para avaliar o nível de aprendizado obtido durante o período de pandemia da Covid-19. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) contempla as turmas do 2º ao 5º ano, envolvendo mais de 20 mil alunos.

A prova de português será aplicada no dia 17 e a de matemática no dia 18, de maneira presencial. Cada avaliação terá, em média, 25 questões seguindo o nível de dificuldade relativo ao ano de ensino em que o estudante se encontra. Os alunos terão duas horas para concluir o teste.

A partir das avaliações, será possível fazer o diagnóstico e o eventual replanejamento de ações educativas. Além disso, os exames também vão preparar os estudantes para as avaliações externas e, consequentemente, apontar os investimentos necessário para melhoria da qualidade do ensino ofertado pela Prefeitura de Macapá.

“O primeiro passo para implementação de políticas educacionais eficientes é saber como está o nível de aprendizado dos nossos estudantes. A pandemia trouxe diversos desafios para o processo de ensino e por isso essa avaliação é importante. Com ela vamos nortear o que cada estudante precisa para melhorar seu desempenho”, destaca o subsecretário de Planejamento e Gestão da Semed, Diego Santos.

O exame não irá atribuir nota ao estudante e não será utilizado como critério de aprovação. A avaliação da aprendizagem dos estudantes compõe um dos três eixos do Programa Educa Macapá que são: formação continuada, acompanhamento e avaliação.