Atividades lúdicas estimulam alunos autistas a participarem de eventos juninos em Macapá

Circuito de brincadeiras com a temática foi desenvolvido na Escola Municipal Hildemar Maia.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Crianças do Atendimento Educacional Especializado aprendem sobre a temática junina em aula especial | Foto: Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Hildemar Maia, localizada no bairro Trem, na zona sul da cidade, desenvolveu um circuito junino para preparar os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para as festas de São João, típicas do mês de junho.

A atividade consiste em inserir, gradativamente, o universo das festas juninas com as cantigas, comidas, brincadeiras e até mesmo a concentração de pessoas para trabalhar a adaptação e avaliar a sensibilidade dos estudantes com necessidades especiais. Durante o circuito, eles passam por ambientes com pescaria e até contação de histórias.

“Como as festas juninas acontecem neste mês, o que a gente está fazendo é uma preparação para que os nossos estudantes autistas pudessem conhecer as brincadeiras, o lúdico, as músicas, as cores e as vestimentas. Quando chegar o dia deles participarem de uma festa junina na escola ou com seus familiares, já estarão mais acostumados”, explica a professora especializada em Atendimento Educacional Especializado, Marlene Trajano.

A iniciativa é acompanhada de perto por profissionais especialistas, que já atuam na unidade escolar. O projeto é realizado há 10 anos, variando sempre a temática a cada novo mês. Tudo é elaborado com a finalidade de proporcionar mais independência aos estudantes.

De acordo com a escola, essa metodologia tem obtido resultados muito positivos no desenvolvimento educacional e humano dos 36 estudantes do atendimento especializado, uma vez que as aulas temáticas facilitam o acesso da criança com necessidades especiais às atividades da vida diária.

“Os estudantes da educação especializada e os da educação regular são estimulados a participarem juntos das ações que ocorrem na escola. Proporcionamos a interação de uma turma inteira e temos observado bons frutos dessa iniciativa”, ressalta a professora, Margaret Neves. 

Inclusão
O cuidado com os estudantes com necessidades especiais dentro da rede municipal de Educação tem sido constante. Inúmeros avanços têm sido registrados na garantia de direitos das pessoas com algum tipo de transtorno ou deficiência. Dentre os avanços é possível destacar a criação da 1ª clínica-escola para autistas e a adaptação do cardápio da merenda escolar para estudantes com transtornos alimentares.