Escolas municipais pautam os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil

Fórum uniu o corpo estudantil, pais e mães, conselheiros tutelares e a comunidade no geral, para dialogar e propor sobre os acertos e as necessidades presentes no espaço escolar

Por Matheus Gomes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Centro de Educação Infantil (CEI) Pequeno Príncipe recebeu cerca de 60 participantes para o fórum | Fotos: Matheus Gomes/PMM

Neste sábado (8), a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) reuniu agentes de diversos setores para pautar os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (INDIQUE). A metodologia de autoavaliação busca construir um modelo orgânico e democrático para fortificar o ensino e aprendizado nas escolas.

O INDIQUE une o corpo estudantil, pais e mães, conselheiros tutelares e a comunidade no geral, para dialogar e propor sobre os acertos e as necessidades presentes no espaço escolar, visando propostas que implementarão a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que descreve habilidades importantes que os estudantes devem aprender durante a educação básica.

O Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e as organizações da sociedade civil Fundação Orsa e Ação Educativa, elaborou materiais aplicados em diversas regiões do país, respeitando a pluralidade que cada lugar possui.

No recém-inaugurado Centro de Educação Infantil (CEI) Pequeno Príncipe, os participantes foram divididos em grupos para discutir as sete dimensões apontadas pela UNICEF:

1- Planejamento institucional;

2- Multiplicidade de experiências e linguagens;

3- Interações;

4- Promoção da saúde;

5- Espaços, materiais e mobiliários;

6- Formação e condições de trabalho dos professores e demais profissionais;

7- Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

A diretora do centro, Neize Cunha, explica que não existe uma fórmula fechada para a arte de ensinar. Ela conta que o que foi debatido será transformado em um plano de ação para aplicação imediata na escola.

“Sou professora da educação infantil há 20 anos, de lá para cá mudamos muito e isso é fruto da parceria entre todos que englobam a educação, sejam pais ou professores. Todos precisam ser ouvidos, pois todos vamos usufruir dos resultados” enfatiza a diretora.